segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

Art of Fighting Anthology(PS2)




Por Senryu

Com um pouco de atraso, venho aqui terminar o meu festival de tosqueiras(e pra compensar vai ter uma tosqueira de anime como bônus).
Voltando ao assunto deste Review a franquia Art of Fighting nasceu como resposta da SNK à Street Fighter, só que temos que convir que apesar de algumas melhoras do 1 ao 3 , a série é cheia de tosquices...,em minha opinião só sobreviveu por causa de algumas inovações que a própria SNK aproveitou um pouco é os concorrentes copiaram, fatores os quais vou falar melhor mais adiante.
AOF é um clássico do trash(me faz lembrar de algumas coisas bem trash que joguei na infância) pra mim ele diverte com alguamas coisas bem ridículas(vejam o quanto já falei e ainda vou falar a palavra tosco e variantes)como: dublagem ruim e bugs a rodo; mas tinha fatores bons que a fizeram viver por 3 edições como: os Zooms de câmera (imitados com maestria em Garou Mark of the Wolves e em Street Fighter 4), como a tentativa de fazer realismo com hematomas , sangramentos e roupas rasgando(levante a mão quem nunca tentou fazer das duas uma: ou tentar terminar de modo que seu oponente desmaie no fim - geralmente era quando a lutra era vencida usando um golpe fraco -, ou nunca tentou terminar a luta destruindo as roupas do oponente, principalmente quando seu oponente era King ou Yuri - terminando geralmente a luta usando um golpe, um special ou sem barra de energia -), e como SF usar um estilo de luta mais lento.
Diferente das outras coleções que fiz review; desta vez não vou detalhar cada jogo(até por que pra quem conhece AOF sabe que o 1 é o 2 são quase os mesmos - na verdade o 2 é como se fosse um mega Update do primeiro jogo).
Bom vou ao meu tradicional prós e contras pra fazer vocês entenderem melhor o por que dele estar aqui...

Foi Bom(curto e grosso como sempre)
  • Pagar uma bagatela por 3 jogos(nas lojas por R$49,90).
  • A série AOF junto com a franquia Fatal Fury/Garou, tem as melhores OSTs da SNK
  • Pra quem gosta(pessoalmente não acho essencial) tem color edit pra mudar as cores a vontade em qualquer um dos 3 jogos e de modo bem profundo.
  • Manteve os bônus points que eram "treinamentos" que eram tradição da SNK no passado.
  • The Path of the Warrior(AOF 3 se preferir) tem como trunfo ter "acabado" com o grande problema da série de só se vencer o PC fazendo "macete"(o porém era o "chefão" Wyler só se vencia fazendo o tradicional de sempre...,ou seja macete) e de ser o jogo da SNK que até a sua falência usou mais frame rate, junto com SF3/SF 4 e a franquia Guilty Gear/Blaz Blue é um dos jogos que se tem os movimentos feitos de modo extremamente detalhado(pena que em alguns personagens - leia-se Robert Garcia - deu um efeito meio de "Mongo").
Foi ruim(a lista não vai ser tão longa)
  • Péssima conversão(sério parece que pegaram as versões de emulador, depois fizeram um copiar e colar e tcharan!!!!ficou pronto o jogo).
  • Falta de extras; esperava um training mode ou o tradicional versus,então esqueça; pois o único extra é o color edit(se quer jogar versus,então joga no arcade mode, igualzinho ao fliperama).
  • Não ouse jogar contra em AOF 1 pois além do número limitado de golpes que os outros personagens tem, Ryo e Robert apesar de serem quase a mesma coisa(a diferença é só um golpe que só um dos tem de diferente), são os personagens mais cheios de recursos do jogo.
  • Graficamente AOF é muito feio e não fizeram nada pra suavizar isto.
  • AOF 2 é um dos jogos mais "maceteiros" da história da humanidade, liberdade = zero.
  • Comparado há alguns jogos de hoje em dia de luta tem poucos personagens(mais ou menos 23 em todos os 3 jogos juntos - se for contar os selecionáveis a coisa fica feia pois fica 2 em AOF 1- tem a observação que todos os 10 só ficam selecionáveis no versus -,12 em AOF 2 e 10 em AOF 3 ).
  • Nos 3 jogos os especiais super eram fáceis de serem evitados(menos de uns certos 3 personagens em path of the warrior) mas quando pegavam quase definiam a luta só com eles.
  • Em AOF 3 o realismo foi pro espaço(no máximo só rasga roupa se usar o special super, ou seja adeus hematomas e sangue).
  • Também em AOF 3 o equilíbrio que antes era nenhum em AOF 1(Ryo, Robert e Mister karate eram reis e quase iguais), se AOF 2 era mais ou menos equilibrado(só Temjin era um inútil, o resto era só uma questão de costume)foi pro espaço novamente em path of the warrior(começa o reinado de counters de dona Kasumi Todoh, junto com o rei da velocidade nas técnicas Ryo, acompanhado do emenda tudo Robert.
Conclusão

AOF Anthology é um bom jogo pra quem quer resgatar as memórias da franquia ou da SNK, pois foi feito como o de costume da SNK Playmore foi pura e simplesmente um adaptar das roms de arcade e com isso tem seus bugs novos(como slowdown em AOF 3).
Se querem uma nota dou pra coleção, a nota 5,0, mas se quiserem pra cada jogo então lá vai: AOF dou a nota 3,0(é muito ruim em jogabilidade, e em opções de jogo); pra AOF 2 dou a nota 5,0(melhorou muitos aspectos do 1 como gráficos e jogabilidade, mas seu jeito "maceteiro" de ser irrita e em muito, tanto contra PC, quanto contra humanos); Já pra AOF 3 dou a nota 7,5(para mim o melhor dos 3,mas o jogo se resume a um grande trunfo e um grande problema basicamente; o trunfo seria a riqueza gráfica, o grande problema do jogo é o desequilíbrio dos personagens - pois os contras do jogo se resumem a 3 personagens: Kasumi Todo e seus counters bugados, Ryo e seus especias e golpes com à velocidade da luz e Robert garcia o emenda quase tudo do jogo, o resto dos personagens...bom era o resto mesmo, tirando o "chefe" do jogo que era de longe o que tinha o menor frame rate do jogo todo).
Posso dizer que é um recordar é viver(pra quem é fanático pela SNK ou fã da franquia AOF, pode até valer mas vale um aviso, um emulador faz a mesma coisa e com menos bugs e mais recursos), mas pra quem como eu não gosta deste jogo(só o tenho por que o ganhei)não vai agradar em nada.
Um fato curioso o mesmo team depois de deixar a SNK(pós falência) ainda tentou emplacar uma franquia nova na Sammy chamada Rumble Fish (até chamou um pouco de atenção no primeiro jogo, mas Rumble Fish 2, feito quase como um Update do primeiro e numa pressa imensa, - pois o mesmo team fazia o 2 em paralelo a fazer a adaptação do 1 pro PS2 - que resultou na adição de 4 personagens e num jogo com muito desequilibrados, e com isto não conseguiu ser muito feliz no mercado).
Links Uteis:
A franquia AOF no Wikipédia(em inglês)
No Wiki do planeta SNK (em inglês)


Trailer de Art of Fighting Anthology.


Um bom exemplo de como eram os bônus(com mais sentido que um certo SF)

Nossa AOF 2 quanta evolução gráfica em pouco tempo!!!

Como tirar leite de pedra de um placa que demorou anos pra evoluir.

Um comentário:

  1. Olha eu tambem praticamente só o tenho por que o ganhei. Porque foi um vale brinde que minha escola me deu.
    Me decepcionei pois levei muito pela idéia da capa,mas no vale brinde era 30 reais.Por mim que se dane,ainda mais que foi um prêmiação que ganhei.
    Fora outros 5 jogos que ganhei tambem.
    Eu gosto de jogos antigos,não achei prejuizo, pelo menos dá pra passar um tempo do ficar vendo Faustão ou Ana Hickman.
    Mas se você querem um jogo bonzão esse AOF. não é o que você quer.
    Quebra um galho pra jogar...Mas não é tudo aquilo do que aparece na capa.
    -
    Gostei muito do Blog.
    Siga o meu ae.
    -
    -
    www.wallaceprecioso.blogspot.com

    ResponderExcluir