sexta-feira, 25 de dezembro de 2009

Canaan(428 Shibuya anime)



Por Senryu

Antes de mais nada feliz natal!!!!(presente no twitter do blog), só não desejo já um prospero ano, por que ainda vou colocar uma postagem nos próximos dias.
Agora começando o assunto deste review; Canaan é um anime cuja a estória é continuação do jogo de Wii: 428 Shibuya (saiu recentemente uma versão pra PS3, mas só no Japão),da Type moon(raro de se encontrar - tanto para venda quanto em torrent -, só se tem como referência na net: a nota perfeita na Famitsu, o conhecimento que é do gênero light novel, por isto não espere lançamento ocidental por dois motivos: 1. A distribuidora no Japão é a Sega...., 2. light novels/games não tem boas vendas nos USA), mas já deixo o aviso que não é necessário conhecer o jogo(o principal está totalmente contido no anime, mas pequenos detalhes, só são conhecidos mais a fundo por quem jogou, mas nada que seja vital à trama).
Mas antes que se pergunte: "meu deus mais uma série feita pela Type Moon cuja a trama a gente já sabe!!!!"; já vou deixando o aviso que finalmente a trama deixa o lugar comum da produtora(que é geralmente: protagonista homem = a ser uma besta completamente idiota, cercado por belas e mortais mulheres vide Fate Stay Night e vide Tsukihime), mas o que mais torna Canaan diferente do lugar comum da Type Moon são seus vilões é seu elenco secundário.
Bom passando de um polo a outro. vou logo ao meu tradicional prós e contras pra desenvolver melhor:

Foi Bom
  • Um roteiro ágil, que em 13 episódios desenvolveu bem os personagens sem enrolar e sem pretensões de querer usar os episódios como temporada de teste(coisa comum hoje em dia, no japão de usar uma série pra trampolim de uma temporada dois).
  • A parte musical é boa(destaque pra abertura mind as judgement)
  • A interação entre as 3 protagonistas é muito boa(Canaan, Maria, Alphard)é o que ajuda a manter a trama numa agilidade constante.
  • Uma coisa que falo é pra um herói(no caso aqui heróina)render bem precisa de um grande vilão(vilã neste caso); mas já deixo avisado logo que nesta série as vilãs são superlativas(rendem absurdamente melhor que a protagonista).
  • Bons secundários que servem bem de "escada" aos protagonistas(como Lin Qi e Yunyun)
  • A trama é cheia de mistérios que vão todos se encaixando perfeitamente com o tempo sem deixar nenhum "furo"(bom posso dizer entre aspas pois algumas detalhes da trama como o ocorrido em Shibuya, o pai da Maria, entre outras coisa são referências claras ao jogo), e possui algumas reviravoltas boas(principalmente perto do fim da série).
  • O final é bom (apesar de deixar uma margem pra uma continuação, não dando muito spoiler).
Foi ruim
  • Os dois primeiros episódios são meio devagar(quase como um "introdução" dos personagens ao cenário).
  • Canaan e Maria não chegam a ser péssimas protagonistas(mas são uma nova versão dos protagonistas de sempre da Type Moon: a dupla indefeso e protetora, só com a diferença que as duas são mulheres..., então se em outras tramas que já tenha visto da Type Moon isto te irritou, já te deixo o aviso que os 5 primeiros capítulos vão te irritar um pouco); o que ajuda em muito Canaan a funcionar é a trama ter 3 protagonistas(mais tarde se entende isto).
  • Não vai encontra nenhum fansub que não tenha errado nas legendas nesta série(a maioria peca pela falta de detalhes), mas se quiser uma dica procure pela legenda do MDAN é a que contém menos erros(o único porém do MDAN diria que é errar quase direto o sobrenome da Maria que é Osawa; o MDAN não se decidia se era OOsawa Õsawa ou Oosawa até aparecer explicitamente Osawa em um episódio e aí sim se acertarem...no passado já fizeram versão 2 por menos...vide Gundam Seed que por 15 episódios erravam o nome do pobre Athrun Zala...).
Conclusão

Canaan é uma boa opção pra quem que fugir da trama de sempre Type Moon(pra quem gostou de Fate e de Kara no Kyoukai) pode agradar em cheio.
Pra quem não gostou a agilidade da trama é o grupo de vilões pode te prende até o final(este foi o meu caso).
Vou dar a nota 8,0; Canaan é uma boa estória de ação, mas não espere nada de revolucionário ou inovador(tirando o poder da Canaan que é bem interessante) aqui, a série funciona justamente por fazer o feijão com arroz com um toque amalucado by type moon aqui e acolá.

Site Oficial (em Japonês)
Canaan(anime - no Wikipédia me inglês)




Yuyun(deixando sua casa pra mais um de seus muitos bicos!!!!)

Mulheres, armas e muitas explosões!!!Não espere mesmo grandes novidades!!!

Não é mais um Harém da Type Moon

Nenhum comentário:

Postar um comentário