terça-feira, 8 de dezembro de 2009

Bakugan, os Guerreiros da Batalha



Por Senryu

E pra fechar a tampa da lixeira deste especial trash, vou terminar (com o que foi pra mim, o pior anime do ano)Bakugan, ao contrário do que muita gente acha, Bakugan foi uma tentativa da Sega de emplacar no Japão uma nova linha de brinquedos(pra quem conhece o desenho o resultado não foi surpresa = fracasso).
Querem a síntese da série, é basicamente um bando de crianças jogando um Yu-Gi-OH! de bolas de Gude, adicionado com relação de Pokemon com estas bolas de gude e temperando com um(a)cosplayer de mascarado rejeitado de gundam com pose e ventilador de bunda de Yu-Gi-Oh!!!, agora me perguntam o que isto deu!?
Bom tentaram por 51 episódios(no Japão foram 51, por estas bandas - leia-se ocidente - foram 52)emplacar isto no Japão é nada; até a Nelvana em 2008 resolver tentar a sorte no Canadá e nos USA, e fazendo uma fabulosa campanha de marketing(imitada em parte aqui com estratégia de aguçar a curiosidade dos pequenos com anuncios dos brinquedos ainda não lançados e usar o anime pra multiplicar isto, pra quando fossem lançados já tivessem um bom público consumidor) e com isto acabou fazendo um ligeiro sucesso o anime nos USA e Canadá(mas o jogo de bolas de gude mais esquisito do mundo, virou fenômeno de vendas por lá).
Agora vou colocar meus prós(talvez o mais difícil pra mim até hoje de ser isento) e contras(este é bem fácil).

Foi bom( O pior é que tem sim!)
  • A campanha de marketing pra vender os produtos é o anime foi muito bem executada e soube chamar bem a atenção; dica número 1 de se saber que vem coisa ruim por aí, quando uma das melhores coisas é o marketing pode começar a farejar que vem bomba por aí.
  • Efeitos de cena no começo da série, principalmente com relação ao inicio das batalhas, e também quanto ao "sumonar" os bichos; destaque para Skyres que parecia Sumon de Final Fantasy; dica número 2 quando se fala muito nas imagens mas em nada do conteúdo e mais um indicio que a bomba está cada vez mais perto.
  • A Runo no começo era uma boa personagem pois era uma Tsundere na medida certa mas depois...
Foi Ruim(mais uma longa lista)
  • A dublagem foi um horror(imagine crianças sendo dubladas por adultos,imagine uma voz suave tentando urrar - dubladora da Tigreira garante alguns dos momentos mais constrangedores da série -, agora imagine uma mulher sendo dublada por um homem de voz grossa sem o personagem pedir isto -vai ouvir a voz do mascarado e da Alice originais, ops estraguei o maior segredo da série, não tem problema com este spoiler devido a se observar com um pouco de atenção já no capítulo 15 já entregam de bandeja, no espaço entre o 15 é o 39 onde tudo se revela é um verdadeiro festival de pistas mais descaradas ainda).
  • O roteiro é um apanhado de outras séries do Gênero basicamente fizeram um apanhado de Pokemon e Byblade(um pouco do visual de lá), misturaram com elementos de Yu-Gi-OH! e adicionaram um mascarado "rejeitado de gundam" a receita e pra dizerem que o perigo ronda, adicionaram o fator perdeu seu bichinho vai para a morte(coisa tão forçada, devido ao numero de bichos que os mocinhos perdem - é quase um genocídio -é as reações totalmente over quanto a isto).
  • E inegável o fato de ver gente se desesperando e gritando nome de bolas de gude, ser muiiito estranho(assim como ver duas pessoas sendo espancadas e um estádio ser semi-destruído enquanto duas bolas de gude lutam!?.
  • A variedade de personagens são o que ajudam a um anime de "equipe" a se firmar, mas o problema é a justamente a equipe, pois temos o mané protagonista que quer ser o melhor do jogo de sempre, a Patricinha, o garoto mala, uma Tsundere(que perde a medida com o andar da série), a garota Kawaii(que faz cosplay de mascarado recusado de gundam nas horas vagas), é o ninja!?(que de inicio parecia o mais promissor deles, mas se revelou o pior por ser basicamente um emo!!!!!isso mesmo um ninja emo!!!!!, se bem que em tempos de naruto isto não é nada)
  • A personalidade dos monstros deveria ser outra coisa que deveria ajudar mas pra infelicidade de quem vê são genéricas demais.
  • Os inimigos que são o que ajudam a crescer a atuação dos protagonistas são uma piada sem graça se resumem a um DR. de nome Hao D que vive sumido a série quase toda se resume a falar: faça o Bakugan supremo!, que é ligado a um monstro que é o real Big Boss que só aparece no primeiro e nos 2 últimos episódios..., junto com seu capacho poser com seu personal bunda ventileitor e atuação de jogador de YU-Gi-OH!, mascara e atitudes recusadas de personagem mascarado de gundam(que nas horas vagas é uma garota Kawaii!? ou será o contrário?!), pois é que medo metem...nenhum certo; bom se querem medo de verdade...então vejam(é no famoso capítulo de test pra salvar o mundo de um certo ninja) uma meninha de 4 anos de idade humilhar um garoto de 12 e destruindo seus monstros de modo totalmente cruel e ainda brincando com o psicológico dele o tempo todo, e ainda sendo dublada de modo horrendo, isto sim foi de dar medo, MUITO MEDO!!!!!
  • A parte musical é muito ruim, sem contar que o encerramento foi limado é a abertura é uma só para todos os episódios.
  • O dinheiro parece que acabou no meio é as animações começaram a ficar cada vez piores.
  • Regras do Jogo, o que ser isto?!(se pensam que em YU-GI-OH! as regras parecem serem conforme o gosto do roteirista...aqui consegue ser pior ainda).
  • A imensa rotina de introdução de luta que dá nos nervos(basicamente -cuidado pra não dormir - é: abrir campo, jogar carta de entrada, bakugan lutar, bakugan levantar, diga nome sobrenome de seu bicho , abrir carta de entrada, usar habilidade e ZZZZZZZ.........(por aí vai).
  • O Cartoon não colaborou em nada com várias mudanças de horário somadas a paradas de exibição do nada pra não tentar correr com a exibição e com uma ordem louca ao exibir os episódios(tenho que agradecer ao pessoal do J-box por ter me avisado sobre uma maratona que veio meio que derrepente, a qual pude acabar minha tortura e ver os capítulos finais pra fazer este review.
  • Os clichês nunca terminam deixando muito episódios meio que óbvios do que vai ocorrer.
  • O desenrolar até o final é muito ruim, com direito ao clichês mais básicos possíveis como(anotem a lista básica): vilão se livrando de assistentes buchas do nada, o teste pra salvar o mundo, digievolução para...ops é outra série(mas é quase o mesmo estilo, aevolução vem no momento mais conveniente), retornamos todos os que foram perdidos/mortos, batalha final contra os vilões e seus soldadinhos buchas, sacrifícios heróicos e plágio de cena de G gundam; tudo isto resulta no final de Bakugan(com direito a todos indo embora em efeito de purpurina.
Conclusão

Depois vou fazer uma enquete pra eleger o pior anime do ano(Brasil), mjas de longe pra mim Bakugan é franco favorito pro título de pior série de anime no brasil de 2009.
Vou dar a nota de 1,5, assista por sua conta e risco se todas as coisas que disse acima ainda não te aterrorizaram, então vai o toque final; depois do sucesso do anime nos USA e Canadá, foi produzida diretamente pra estes mercados uma segunda série(chamada New Vestroia, que não foi exibida no Japão) e ainda vem uma terceira temporada já encomendada pra vender o jogo online que vem em 2010(e não se sabe se a Sega vai arriscar exibi-la no Japão, mas no ocidente já estão garantidas inclusive - a pior parte da notícia - no Brasil; isto mesmo o Cartoon já garantiu mais duas séries deste troço!!!!!!!).
Bakugan no Wikipédia(em português)
Site oficial de Bakugan(em japonês)


Abertura em português

É Hora do Duelo!!!!!

Depois de peões destruidores de estádios, agora temos bolas de gude que fazem o mesmo!!!

Compre!!!Compre!!!Pois é a única finalidade desta série!

Nenhum comentário:

Postar um comentário