domingo, 2 de agosto de 2009

Sengoku Basara





Por Senryu

Bom a parte fácil de falar de um anime shonen é que muito não precisa ser dito pois, eles são basicamente muita ação, pancadaria, personagem principal carismático e um algo a mais pra se diferir da multidão.
Mas quando se vem uma animação baseada numa franquia de videogame(Sengoku Basara da Capcom), o grande medo é fazerem a receita de bolo(porrada + porrada = e cade o conteúdo, ih esqueci alguma coisa!), somado a perderem a essência do que foi baseado(alguém disse Disgaea) e sendo igual à transformarem em pó o que foi baseado, pois não se preocupem isto não acontece aqui; pois nesta série segue fielmente a essência do jogo que é: personagens carismáticos(Sanada Yukimura e Date Masumune, são personagens fantásticos e eu posso garantir que você nunca mais vai esquece-los), montes de exageros que ajudam a tornar épico os combates(e foi este fator que torna Sengoku Basara muito melhor que um certo Samurai Warriors de uma certa KOEI), não seguir a história japonesa de modo linear(o que de um certo modo aumenta a diversão pois tu não sabe o que vai ocorrer e te dá curiosidade de pesquisar o que houve no período).
Bom vou aos meus tradicionais prós e contras pra ajudar a vocês.

Foi muito bom!!!!
  • Você não encontrará só um, mas dois protagonistas fodas(Sanada Yukimura e Date Masamune)e mais dois secundários que roubam o show fácil(Kojiroh e Takeda Shingen).
  • Personagens secundários(Kasuga, Uesugi Kenshin, Sousuke, Kenji Maeda são destaques)que de segunda não tem nada; que ajudam a tornar o retrato da época ainda mais épico.
  • Um vilão bem bad ass e tão overpower quanto os protagonistas (Oda Nobunaga, Tá aí uma série que desde os filmes do Kurosawa me fez ter medo novamente deste cara...).
  • O nivel de overpower aqui não atrapalha, pelo contrário ajuda bastante.
  • Tadakatsu!!!!!!!Hashin!!!!!(quem viu gundam vai entender pelo visual é também a cena que ele aparece pela primeira vez...).
  • É o estilo constante e bem feito de animação que é marca do production IG.
  • Um combate foda por episódio(nem que fosse curto).
  • O English do Masamune é fantástico......Are you ready guys!!!Yeah!!!!Put your guns on!!!!!
Foi ruim :(
  • Mitsuhide Akeshi, no jogo ele já não rendia muito bem como personagem, aqui não foi muito bem também, alguns podem até gostar da caracterização dele como gótico psicótico, mas eu pessoalmente não gostei.
  • A rapidez que andou a série do capítulo 8 ao 12 foi voando e meio culpa também do roteiro que hora seguia "fielmente" a história do japão e hora fugia no melhor estilo do jogo(sinceramente eu gosto mais das fugas estilo capcom, mas as da série até que foram boas deveriam ter sido mais assim).
  • 12 episódios foi pouco mas....(tem um porém que vem abaixo)
Conclusões finais.

Um shonen muito bom(raro de se encontrar hoje em dia), conseguiu sendo fiel ao jogo ser uma das melhores adaptações pra anime de um jogo e com o mérito de obter esta fidelidade sem ter que ser escravo do que foi feito no game(o que é um desafio e tanto pois são poucas as séries que o conseguem).
Vou dar a ele a nota 9,0 um excelente anime pra quem gosta de shonen e pode até atrair quem não gosta do estilo e pra quem ficar com um gostinho de quero mais eu vou mandar "big news" em 2010 tem segunda temporada e se preparem pra ouvir mais: Oyakata Sama!!!!!! e também:Are you ready Guys!!!!!!.


Abertura do anime é do Abingdon Boys, mas pessoalmente gosto mais da abertura do primeiro jogo.

Links úteis:

Site oficial do anime(em Japonês).
Site oficial dos jogos de Sengoku Basara(em Japonês, já com a notícia que o 3 vem aí, mas sem plataforma definida).
Lista dos episódios no wikipedia (em Inglês).







Nenhum comentário:

Postar um comentário