segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Fate/Stay Night




Por Senryu

Olá gente depois de muitas provas estou de volta fazendo um especial de Fate/Stay Night com dois reviews um da série de TV é o seguinte que ainda vem hoje o review do filme Unlimited Blade Works.
Vamos falar um pouco das origens a série nasceu a partir de um novel adulto (hentai para ser exato), sendo depois adaptado de várias maneiras como light novel, jogos, mangá, filme e anime (que é o assunto desta resenha).
Mas o que fez ele ir tão longe foi o diferencial da Type-Moon (fazer estórias interessantes, com um péssimo hentai no meio...., coisa que curiosamente com fate começaram à acordar), o plot básico da guerra do Santo Graal é a luta dos mestres e seus 7 servos por ele é bem atraente mas o que deu certo é o que deu errado nesse caminho, bom vou desenvolver melhor nos meus prós e contras para lhe ajudar a decidir se vale a pena ver ou não esta série.

Foi bom
  • Tem bons personagens de apoio que sustentam bem a trama como a Rin, Saber, Archer, Ilyasviel, Fukimura sensei (que garante boa parte dos alívios cômicos).
  • Uma trama que te prende no começo (diria que os argumentos te prendem, a guerra pelo Santo Graal, os mestres, os servos o clima de mistério e sobrenatural, são bem usados para te prender vendo).
  • Algumas boas reviravoltas (vamos dizer que as viradas até chegar ao confronto final com a Caster, foram bem sustentadas apesar dos pesares, como servo de servo..., mas depois dali ficou meio apressado e confuso).
  • Uma boa trilha sonora.
  • Um bom trabalho de dublagem (a dublagem original japa, quanto a dublagem nacional é outro assunto)
Foi mediano
  • A dublagem nacional teve altos e baixos como algumas boas escalações como as vozes que fizeram Emiya, Rin e Archer e alguns tropeços como Saber, Sakura e Gilgamesh e por curiosidade como de costume do antigo Animax (atual Sony Spin) a dublagem foi feita na Alamo.
  • Vamos dizer que a dupla de vilões do arco final da série, Kotomine (que só queria que o Graal surgi-se) e Gilgamesh (que queria desposar a Saber e viver uma nova vida junto dela do jeito louco dele, traduzindo igual à rival amoroso forçado do protagonista) ficou com um gosto de fim forçado.
  • A animação era muito boa nos cenários e objetos, mas infelizmente nas técnicas e nas lutas apelavam ou para os cortes rápidos (vide as lutas entre Assassin e Saber) ou para os efeitos exagerados de luz.
  • Das legendas disponíveis a melhor opção é a da Eternal Animes que é fansub com altos e baixos (as vezes traduzem otimamente um episódio, as vezes a legenda não sai muito boa, com uns errinhos de português ou resumindo algumas falas, traduzindo constância não é muito o forte deles, apesar de Fate e Lucky Star serem os melhores trabalhos deles).
Foi ruim
  • Assistir no Animax foi um grande desafio (eu mesmo não consegui ver todo devido as constantes mudanças de horário; que foram 5 antes de sair do ar; e tive que recorrer aos fansubs para pode ver por completo, na verdade recomecei do zero via fansubs...).
  • O roteiro se centrou mais na rota Fate, mas do meio pro final começou a ficar meio confuso e complicado deixando muitas pontas soltas (deixou muitas perguntas sobre a guerra anterior, sobre a relação que existia entre Sakura e Rin, as origens de Archer entre outras, algumas são respondidas para quem jogou, mas a maioria só em Fate/Zero), além do fato de fazerem uma salada de frutas com outras rotas.
  • Emiya Shirou é um protagonista difícil de se agradar, no inicio ele é um covarde no meio de uma guerra (ele quer lutar, mas sem querer combater!?) ele cresce durante a série, principalmente no arco final, mas não tem como tirar o gosto de que ele é um banana sortudo no meio de uma guerra....
Conclusão

Fate/Stay Night é uma série com muito potencial, mas que boa parte dela é jogada fora num roteiro bem confuso é um final apresado.
Dou a ela a nota 6,5 não chega a ser ruim mas devo admitir que não é uma série que te leve a ficar um fim de semana assistindo direto, para mim é uma série bem mediana e com subprodutos melhores que ela como o filme é a nova série.
Se ficou curioso por causa de Fate/Zero eu te aconselho a ter calma é a assistir Fate/Zero inteiro, se caso a curiosidade seja grande, então veja o filme Fate/Stay Night Unlimited Blade Works que é entre aspas um resumo contado de modo alternativo e se gostar aí sim veja a série sem medo; agora se tem medo de ver Fate/Zero assista despreocupado por ser além de uma prequel de Fate/Stay Night(muito bem feita por sinal), não exige conhecimentos da série anterior.

Trailer

A Abertura da série (versão TV reproduction de 2010)

Links Úteis
Fate/Stay Night no Wikipédia (em português)
Fate/Stay Night no Wikipédia (é uma versão mais completa em inglês)
Site oficial da Type-moon (em japonês e fica um aviso que se quiser ver mais dos jogos de Fate com exceção de realta nua, eles são para maiores de 18)

Os servos todos juntos

Um dos vários momentos que a Rin ri da cara do Emiya....

Mais um dos casos que menininhas fofinhas podem fazer mau à sua saúde...

Nenhum comentário:

Postar um comentário