sábado, 14 de novembro de 2009

Inuyasha: The Secret of the Cursed Mask(PS2)




Por Senryu

Bom depois de começar a resolver uns problemas pessoais estou de volta e vou tentar compensar nos próximos dias, mas depois de tanto destacar coisas boas(ou que passaram meio despercebidas) por aqui resolvi caçar e alertar sobre alguns jogos ruins(não sei se o motivo deste especial(que vou fazer ao longo do mês) é masoquismo, ou só vontade de zoar com jogos ruins....; bom eu acho que é um misto dos dois...).
Bom voltando ao que é assunto deste review vou dar um esclarecimento logo de cara; eu acho a Rumiku Takahashi uma autora que tem duas grandes qualidades e dois enormes defeitos.
Suas qualidades seriam: a capacidade de criar os cenários(a capacidade dela e de seus assistentes de criar os cenários é deslumbrante, você perde mais tempo vendo os belos detalhes da ambientação do que com a ação), a segunda seria sua capacidade de criar tipos(o básico pra vender ela faz muito bem, cria personagens interessantes que conseguem impulsionar a estória, é o conjunto dos secundários ajuda a manter o interesse ao longo do tempo).
Seus grandes defeitos seriam: Ela costuma enrolar tanto o plot de suas estórias que elas vão perdendo força rapidamente ao longo do tempo, além de ficarem sempre andando em circulos intermináveis(alguém gritou aí do fundo Ranma 1/2 é o próprio Inuyasha); outro seria a incapacidade da Rumiku de criar um bom vilão(coisa que em inuyasha fica bem evidente com Narak, o vilão que "carinhosamente" apelidei de o vilão peidão; por que!?Ora pela rotina: meu plano deu errado, fujo no miasma; me dei mau, fujo no miasma; estou quase sendo morto, fujo no miasma; qualquer situação adversa = à fujo no miasma).
Agora me perguntam por que desta introdução; simples a estória deste jogo de RPG além dos cenários e personagens foram todos criados pela senhora Rumiku Takahashi e sofre de todas as qualidades e defeitos acima descritos(todos mesmo).
Inclua no bolo bugs a rodo + animações de golpes feitas pela equipe de estagiários da bandai + o elenco de vozes americano da série(como é destacado na caixa do jogo, sem direito a escolha da linguagem) = a um jogo trash....
Bom vou ao meu tradicional prós e contras para uma melhor compreensão.

Foi bom(isto vai ser bem rápido)
  • A arte dos cenários impressiona em alguns capítulos do jogo da vontade de ficar parado um pouco apreciando a paisagem.
  • As animações em sua maior parte são muito boas e dão uma certa nostalgia (no bom sentido)dos jogos de PS1(coisa que hoje em dia só o tales estúdios usa na nova geração e de modo competente).
  • O inicio da estória até empolga um pouco, nem lembra muito a rotina do mangá de inuyasha..., até chegar por volta da 4ª hora de jogo(ou capítulo 3 se preferir).
Foi ruim (vai ser beeeeeeeem longo)
  • Do que adianta belas animações, se as técnicas em conjunto do jogo(que até te deixam empolgado no começo) são concluídas com visual e resultados toscos(pra entender melhor vou tentar descrever: imagina um começo com uma cena animada, mas na hora do impacto ou do efeito passa para gráficos dignos do PS1 com efeitos do super nintendo).
  • A parte musical empolga no começo, mas depois enjoa fácil devido à falta de variação(especialmente a música de batalha que quase nunca muda).
  • Se preparem pro tradicional mau americano de cortar a musica original e só colocar o fundo musical na abertura.
  • A estória vai bem até entrar o vilão esquina mais chato de todos os tempos: Narak e aí o jogo virar mais um número chato do mangá .
  • Ou o pessoal da bandai é bem incompetente, ou entregou a um grupo de estagiários, ou quem sabe foram todos acometidos de um mau súbito, pois o jogo é cheio de bugs(vale um aviso: não use a fuga das batalhas se for jogar, pois isto vai lhe render travas com tela preta no jogo ou até nos piores casos corromper seu save game).
  • Além dos bugs, o jogo sofre com efeitos medíocres que até no RPG Maker dá pra fazer melhor.
  • Alguns cenários são clássicos do genérico dos RPGs e do mangá, é dona Rumiko tratou de deixa-los ainda mais genéricos(oi mina abandonada de sempre, olá montanha diferente que parece com todas as outras que passamos antes, como é que vai castelo feudal com os quartos de sempre - quem leu o mangá sabe o que falo -).
  • Monstros e chefes extremamente genéricos (nisto incluo a "nova forma" do Narak).
  • Só não espere grandes diferenças entre escolher o sexo do personagem(na verdade escolher o menino é inútil pois quase não tem mudança de dialogo no jogo, e com a menina tu acaba lucrando mais, pois tem alguns diálogos engraçados(como a primeira vez que ela encontra com o Mirok)e também tem um final extra.
  • É não tenha grandes expectativas quanto ao final do jogo(é o tradicional derrotamos o vilão, volto ao meu tempo extasiado com as aventuras que vivi, mas novas aventuras ainda virão para Inuyasha e sua turma, pois Narak ainda não morreu).
  • A melhor parte de algo trash é o que te faz rir, é isto vem da parte da dublagem do jogo; só tenho uma coisa a dizer: meu Deus!!!, é ridícula demais(se é mesmo o elenco do anime, bom só adianto que: Inuyasha seja bem vindo ao grande clube das séries mau dubladas nos USA).
Conclusão

Sendo direto vou dar a nota 2, 5, o jogo tem sérios defeitos que o fazem parecer um jogo de PS1 mau feito, só o jogue se for um ou mais destes caos: fã hardcore de Inuyasha, se quiser rir de uma dublagem muito ruim e com frases genéricas que saem engraçadas vez ou outra, ou como eu que comprou desavisado e passou o seguinte pela sua cabeça..,eu comprei este troço, gastei dinheiro nisto, nem que seja para xingar pelo conjunto da obra tosca vou jogar isto até o final.

Site oficial do jogo (em japonês).
Página no Wikipédia (em inglês).
Inuyasha: the secret of the cursed mask no gamefaqs(pensavam que só no japão um jogo sofre com o mau do título longo e adicionando um aviso vai precisar consultar muito pra evitar muita dor de cabeça com bugs de evento - em inglês -).



Trailer do Jogo!?(ponho deste jeito pois mostra alguns defeitos dele logo de cara...pena que não conseguia achar isto na época que comprei...).


Por que vim parar num jogo tão tosco?Reposta Não sabemos....

Um exemplo de efeito tosco!!!!

Da onde de me lembro de gráficos assim, há PS1!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário