domingo, 13 de setembro de 2009

Xenosaga(série de tv)


Por Senryu


Bom hoje vou fazer um "especial" xenosaga, e vou começar pela série de tv; criada em 2005 é baseada em Xenosaga episódio 1: Der Wille Zur Macht, que passou na tv asashi, meio rara de encontrar mas já existe legenda em português é só procurar.
Antes de começar meus tradicionais prós e contras, adianto umas coisas a série é fiel ao jogo, ao "traço" do jogo e faz umas ligeiras mudanças no enredo pra caber em 12 episódios, e antes das perguntas não teve uma alta audiência, então não existe séries de TV prós outros episódios de xenosaga...

Foi bom
  • Conseguiu manter o carisma dos personagens na tela (ou seja Junior, M.O.M.O, KOSMOS, Shion, Zigg e companhia)não sofrem muita alteração de personalidade ao vir pra série.
  • O traço é muito fiel as artworks do jogo.
  • Bom a parte musical e quase a mesma do jogo, então já saiba que mantém o mesmo padrão de alta qualidade.
  • A estória é muito fiel ao jogo, mas tem algumas alterações que servem pra dar uma agilizada no roteiro(no jogo é lento o contar da estória muito devido as explicações complexas do que ocorre), na série eles resumem e em muito as explicações, nada que fique esquisito, só que depois necessita das famigeradas nota de rodapé de tradução ou de pesquisa posterior).
  • Existem uma mudança em especial que não vou dar muito spoilers que altera e em muito a relação de fidelidade anime/jogo que é a sobrevivência de um certo soldado por um tempo a mais, mas isto foi feito de maneira tão bem feita e ajudou a explicar muitas coisas a mais da estória como um todo que esta mudança foi aceita em Xenosaga episódio 3, se não entende o por que de uma certa pessoa ter virado um "corvo" aqui está sua explicação(ao menos parte dela).
Foi ruim
  • Se jogou o jogo, ao ver o anime só vai se decepcionar com a falta do fator novidade, não há personagens novos e nem nenhum "episódio fora do que foi contado no jogo", as vezes fidelidade demais atrapalha(aqui ela chega quase ao ponto hardcore).
  • As mudanças que fizeram na parte do Encephalon pra encaixar os toques de "animes" exagerado do jogo foram muito ruinzinhas...é de longe o pior episódio da série.
  • Podiam ter procurado novas canções que se encaixa-sem bem no clima do jogo é só manter uma ou duas(In this serenity, encaixou perfeitamente como enceramento), mas pegar todas as musicas incidental do jogo foi exagero e contribuiu pro clima de dé vu.
  • Algumas mudanças podem desagradar(como a suavização da violência de algumas cenas).
Conclusão

Existem animações que pecam pela falta de fidelidade(a maioria não dá certo, mas existem excesões a regra como persona trinity soul) e existem animações que pecam pelo excesso de fidelidade(este é um caso)apesar de ter algumas poucas alterações no roteiro, o clima de déjà vu pra quem jogou o jogo é grande(salvo algumas melhoras).
Dou a nota 8,0, pra quem não jogou é uma ótima maneira de conhecer a estória do jogo(talvez até melhor contada que ele em alguns momentos) e de começar a jogar os outros, pra quem conhece, bom de um longoooooo tempo após ter jogado pois vai valer pra relembrar e ver as diferenças(poucas).


Trailer americano....(reclamam do "Japlish", então ria do "Enponês", do locutor com seu zenosaga..ok é como os japas falam mas....)
Links úteis:
Site oficial da série(em japonês)
Site oficial pra América(em inglês)
No Wikipédia (em português)









Alinhar ao centro

Um comentário:

  1. blá!blá!blá!coisa de menino!!!!!!kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir