domingo, 13 de setembro de 2009

Xenosaga (trilogia: episódios 1,2 e 3 - PS 2)











Por senryu

Querem saber o por que? deste especial; hum digamos que desde a análise do rebuild of evangelion(ainda devo o do 2.0, mas deve sair ainda este mês) me bateu uma coceira pra fazer um review de xenosaga.
Bom vamos a um pouco de bastidores; criada pelo casal Tetsuya Takahashi e Soraya Saga veio como seqüência de Xenogears(na verdade a estória se passa muiiiiitos anos antes de Xenogears, pra falar a verdade Xenogears foi o episódio 5 desta seqüência de estórias, mas assim como aconteceu com um certo George Lucas..., eles só conseguiram "vender" pra Square a parte 5)depois de anos trabalhando na Square sem perspectiva de verem os outros episódios verem a luz do dia; foi quando por volta de 1999 surgiu a luz no fim do túnel com financiamento da Namco, eles e mais alguns funcionários da Square saíram de lá é fundaram a Monolith software.
Ao fundarem vieram com a promessa de liberdade criativa, mas não foi bem assim que a banda tocou; bom na verdade em xenosaga episódio 1 tiverem toda a liberdade, mas quando se começou a fazer o episódio 2 começaram os problemas; pois a namco reclamou do visual anime demais e passaram pra um visual mais realista(entenderam mal uma das principais reclamações sobre o jogo que foi os exageros animes - que vou explicar nos meus prós e contras), coisa que desagradou aos criadores mas o fizeram, no episódio 3 eles se "explodiram de raiva" devido a mais mudanças que a namco/bandai quis fazer inclusive de enredo os que enfureceram(bom isto deve ao motivo: 1.demissão da Soraya Saga do cargo de caracter design(mas ainda continuava como co-escritora), motivo 2. os pedidos da Bandia/Namco de dar um apelo mais comercial ao jogo(com mudanças na estória que não foram divulgadas quais)o que revoltou aos dois por causa que xenosaga era um projeto visando mais arte e desenvolvimento de novas tecnologias; o que acabou resultou em.....os dois quase não participarem no projeto do episódio 3 e ainda deixaram o comando da própria companhia que ajudaram a fundar(então basicamente o episódio 3 foi feito pela equipe desenvolvimento).
Bom vou ao meu tradicional é clássico prós e contras, com um toque diferente pois vai pra cada episódio (traduzindo cada episódio terá os prós e contras pra cada um deles se quiser ver um em especifico vai em editar e veja no localizar próxima)

Xenosaga episódio 1: Der Wille Zur Macht(The Will to power em inglês ou em português seria: a vontade de obter poder)

Foi bom
  • O roteiro continua muito bom, mantém o clima enigmático, cheio de referências a filosofia, religião(católica) e tecnologia.
  • Personagens marcantes(mas neste episódio se concentra mais na KOSMOS)como Shion, KOSMOS, Junior, M.O.M.O, Zigg e Allen(que garante os momentos de humor).
  • Extras bem escondidos e ainda cabendo bem no seguimento do enredo (os segment adress).
  • Música que é mais puxada pro clássico orquestrado mas bem executada e com algumas variações nos momentos certos.
  • O Visual anime em 3d ajuda muito(mas um cell shade teria sido melhor)
Deu pra passar
  • O sistema de combate que não era nenhuma revolução basicamente era uma variante do de xenogears misturado com elementos de breath of fire 5: Dragon quarter(ou seja o básico de apertar botões pra mudar a primeira skill feita e ir combinando, mas no dragon quater se tinha mais liberdade, aqui não)
  • A dificuldade passa do fácil pro absurdamente difícil dependendo do que se faz(explicação durante o jogo a dificuldade e de médio a um pouco difícil, mas ao fazer os extras do jogo ela passa a ser muito difícil - é basicamente depende do humor do jogo, pois as vezes tu tenta faz tudo certo e vem o computador e te massacra com duas skills....vai enfrentar a boss secreta de second militia, distrito urbano pra ver o que falo....é o faça sem elder kaiser - outro bem difícil de vencer mas quando vence se ganha a skill que torna todo o jogo mais fácil).
  • Chaos é um personagem que mais a frente se revelou muito importante pra trama, mas aqui, ele passa apagado como quase o rapaz do interior que está aqui pra fazer numero ao grupo.
Foi ruim
  • Alguns toques animes saíram muito forçados(só pra constar a reclamação não é com o visual é com...)exemplos: a transformação sailor de M.O.M.O(ajuda a quebrar a monotonia do gameplay com transformações que mudam o estilo da personagem)mas como parte do enredo pegou mal, muito mal; evocar um coelho gigante.......ainda mais, técnicas dignas de Street fighter Ex também(vide satélite), entre outras coisas...
  • Sistema de combate com os mechas é ruim e limitado(basicamente se perde-se um mecha era igual a game over e "ressuscitar" não dava, bom dá até dava mas tinha que equivale a um "alto revive", que era item raro).
  • As muiiiiiitooooo longas explicações, que ajudavam a dar impresão de estar jogando um filme(mas quase sem interatividade)
  • A má distribuição entre ação e CGs(tá bom podia cortar, mas o que adianta num jogo que a estória é parte fundamental, era chato terminar de jogar uma "fase" e ter que esperar de 20 a 30 minutos pra salvar).
  • Espera explicações de xenogears logo de cara ou alguma resolução da estória já aqui, então pode tirar o cavalinho da chuva pois aqui é uma grande apresentação de cenário(não é bem assim pra se dizer ruim, mas frustra expectativas).
Conclusão episódio 1

Xenosaga episódio 1 não é algo pra se recomendar a todos, trate como um filme de arte nem todos gostam, mas vai agradar em cheio aquele público, tem seus problemas tem sim, mas ele é como uma obra de arte complexo, belo e muitas vezes incompreendido.
Apesar dos problemas dou a ele a nota 9,0, pode ser lerdo no desenrolar, pode não ter grandes inovações; mas a profundidade da estória é o carisma dos personagens te mantém até o final e até mudam hábitos(eu passei a fazer o seguinte mas só com esta série, jogava normalmente as "fases" mas quando chegava as CGs, pegava o controle colocava em cima do videogame - com o rumble desligado fazendo favor a si mesmo - e assistia como se tivesse vendo uma série ou um filme relaxado na poltrona).

Xenosaga episódio 2: Jenseits von Gut und Böse(em inglês: Beyond good and evil, no bom português: além do bem e do mal)

Foi bom
  • O roteiro se mantém no mesmo padrão anterior(não sobe, nem cai), aqui a estória foca em Junior, em M.O.M.O e um pouco no passado de Ziggy.
  • Chaos ganha importância e cresce e aparece na estória e Jin rouba fácil a cena.
  • Os combates com mecha melhoram e em muito, é as combinações de piloto te ajudam a sentir a melhora(apesar de algumas delas serem overpower, bom duas Jin e Junior -pra ataque - e Shion e M.O.M.O - pra cura).
Dá pra passar
  • O sistema de tu não compra mais itens, agora tudo que pega durante o jogo é que são seus itens disponíveis(é isto mesmo sem loja, sem ter muito onde gastar grana é se vira com o que tem!!!!), ajudou a por um pouco de dificuldade.
  • A mudança pra visual realista causa estranhamento mas com o tempo se acostuma(apesar de que pra mim o visual anime se encaixava melhor)
  • Skills mais realistas(tirou-se o exagero do episódio 1 mas ficou meio sem sal).
Foi ruim
  • O sistema de combate "novo"(na verdade uma leve mudança com relação ao primeiro)foi um tiro no pé; pois ao colocarem o sistema de cada skill atinge uma determinada parte do corpo(denominadas muito criativamente de A,B,C,D e E) e que cada inimigo tinha sua parte fraca foi ruim pois tirava a liberdade de que personagem usar (limita-se a quem vou colocar pra dar um dano absurdo no boss)além de também te limitar a repetir quase sempre as mesmas skills o dava nas seguintes conseqüências: Ziggy e Junior eram os reis do jogo pois eram os únicos com skills que batiam em várias partes(sendo que Ziggy tinha a maior variedade), KOSMOS era quase inútil(de tanker no 1, foi reduzida a uma mera coadjuvante pois quase todas as skills dela eram só de ponto B, traduzindo só batiam em uma parte do corpo geralmente peito ou braço é só isto).
  • Os extras eram poucos e não atraentes(eram basicamente um story extra que nada acrescentava ao enredo original, pra quem jogou o 1 lembra-se da quest do cientista é o robô gigante pois é virou ela sozinha uma quest extra é muiiiiito difícil e chata...).
Conclusão episódio 2

Xenosaga episódio 2, tem uma grande cara de interlúdio tem algumas melhorias como menos exagero na duração das CGs(só em pontos chaves e que vai demorar uns 20 a 30 minutos), e a estória até tem algumas coisa que se caminham pra uma "resolução" como a relação Junior e Albedo.
Dou a ele a nota 8,0, não agradou tanto quanto o episódio parecia muito contidos sobre o que revelar e parece que um pouco que a briga de bastidores se refletiu um pouco aqui, a estória continua grande mas o sistema te decepciona e em muito é a "falta" de extras também(existem mas não valem a pena na relação diversão e recompensa ), vale mais jogar pela continuidade da estória.

Xenosaga episódio 3: Also sprach Zarathustra(em inglês Also spoke Zarathustra, ou no bom português: assim falou Zarathustra)

Foi bom
  • KOSMOS e Shion voltam ao destaque e muitas das coisas começam a ser explicadas aqui, inclusive algumas coisas que fazem relação com Citan e Xenogeras são explicadas aqui, e também a co-relação de um certo casal são explicadas aqui.
  • Skills que equilibram o melhor de xenosaga 1 e 2(nem muito exagerado e nem sem sal).
  • Uma grande enciclopédia explicando tudo sobre tudo sobre xenosaga 1,2 e 3, o que leva a umas poupanças de explicações(graças a deus, bem que podiam ter pensado nisto antes só pensaram depois de sair Xenofreaks - só em japonês pra PS2- que era isto mais um story meia boca).
  • O novo visual final da KOSMOS é muito bom, tanto bom que ganhou um model Kit.
Deu pra passar
  • Os sistema de batalha voltou a ser o do 1 com uns upgrates(ou seja fator novidade igual a quase zero neste aspecto).
  • Existem vários personagens a mais pra jogar como Allen e mais alguns novos, só o problema é que você só pode jogar com eles só em determinadas partes ou seja se agradar deles, então pode dar um bye bye pois não vai poder novamente jogar quando quiser com eles...só com o grupo de sempre.
  • A estória continua boa, mas existem pontos que ela corre demais é isto atrapalha e em muito(dá pra sentir que as pressões externas refletiram em muito aqui).
Foi ruim
  • As CGs desta vez foram feitas com o motor do jogo, o que foi um erro neste pois ele sofre é como sofre em algumas poucas cenas, causando um slodown que irrita as vezes(basicamente duas cenas).
  • O combate de robôs virou quem massacra primeiro.......(geralmente é o computador, o que te leva a desesperadamente comprar upgrates pra inverter a situação)
  • Alguns personagens sumiram quase no enredo como M.O.M.O .
  • Em todos os jogos houve uma leve censura em algumas cenas mas aqui ela se faz mais sentida.
Conclusão episódio 3(e Ufa! final)

Bom aqui a esta parte da estória se conclui e responde a muitas dúvidas, mas deixam ainda muitas dúvidas no ar(provavelmente fizeram na fé de ter um 4°), mas não se preocupem a maior parte das dúvidas são respondidas, mas os elementos que levam Xenosaga a Xenogears não ficaram claros.
Dou a ele nota 7,5 a estória continua boa mas os problemas externos se refletem neste jogo e se sente pela falta (mesmo desta vez)de extras(basicamente são 2 um puzzle-labirinto game na ELSA é o de pegar o elder kaiser, again....só que dividida em 3 partes pra não acabar mais rápido ainda)é a estória muito corrida, de longe não rende como os anteriores, diria que frustra expectativas pois se esperava grandes resoluções e não ganchos pra um possível 4° jogo, mas o que mais frustra dando um grande spoiler é de onde vem os "gears"!?.....Pergunta que ficou ainda no ar.


Trailer episódio 1


Trailer episódio 2


Trailer episódio 3

Links úteis
Xenosaga no Wikia(em inglês)
No Wikipédia (em inglês)

Nenhum comentário:

Postar um comentário