domingo, 16 de agosto de 2009

Rebuild of Evangelion 1.01 You Are (not) Alone





Por Senryu


Bom eva é um clássico dos animes, muita gente ama, algumas odeiam(quem vos escreve pessoalmente gosta muito do 1 ao 8 mas depois pra mim a série só vai ladeira abaixo, até ter segundo os próprios japas, o pior final de uma série).
Mas uma coisa é clara nem o pessoal da gainax ficou muito satisfeito vide: mais dois "finais" pra série(em filmes),vide as cenas novas adicionadas na versão digital da série(recém exibida no animax brasil); e vide também outros recontar da série(refazê-la totalmente com várias modificações)como nos dois mangás (2nd Iron maiden é o mangá oficial)é o objeto deste review que é a série de 4 filmes(2 já lançados)que é o rebuild of evangelion(cujo o primeiro é o que vai ser analisado neste review).
Bom vou ao meu tradicional pró e contras pra ajudar a vocês.

Foi bom
  • A animação melhorou muito(a combinação entre o 3d é o 2d tem um resultado muito bom), ver os eva em ação é muito bom(e não a coisa econômica da série).
  • O roteiro está muito bom(mas pra mim esta é a parte que eles tinham menos o que mexer, pois o filme abrange o equivalente aos episódios de 1 ao 6 da série)é vamos dizer que as peças se encaixam melhor aqui em rebuild.
  • A mudança de atitude no Shinji é muito melhor(ele deixa de ser alguém que é simplesmente carregado pelo fluxo das ações e passa a ser alguém que reage aos acontecimentos - coisa que o filme 2 deixa bem mais claro, mas isto vai ser objeto de um futuro review).
  • A parte musical está muito boa(um exemplo é a música tema de Utada Hikaru - Beautiful World)
  • Fantástico também o re-trabalho nos anjos especialmente o anjo "pirâmide" que de tão bem animado e no uso das habilidades parece até ser outro.
  • Várias cenas que pelos ângulos te fazem relembrar da série de tv.

Foi ruim

  • Se por um lado pegaram a melhor parte do roteiro, por outro o número de modificações feitas com relação a série é muito pouca o que vai dar uma grande impressão de deja vi.
  • A versão 1.0 foi feita pra tirar o máximo da tela de cinema, a 1.01(versão dvd) não teve tanto cuidado e algumas cenas ficam escuras demais(coisa corrigida na 1.11 - versão blue-ray).

Conclusões

Bom Rebuild of Evangelion está sendo um projeto que está cumprindo bem seu objetivo que é aprimorar a estória de eva, os pequenos detalhes modificados neste primeiro filme, dão num resultado muito bom(principalmente pelas mudanças de atitude do Shinji), que fazem você simpatizar por ele (ao invés do ódio que Shinji provoca em algumas cenas da série); dou a nota 8,5 é um filme muito bom, mas as poucas diferenças quanto aos episódios de 1 ao 6 dão uma cara de filme resumão(coisa comum na franquia gundam, que sempre lança filmes resumo com cenas novas), pra quem é fã de eva é um prato cheio, quem quer conhecer eva; acho muito melhor ver este filme que a série, pra quem odeia eva e quer dar uma segunda chance(e com certeza deve ter visto a série inteira)comece pelo segundo filme(que farei um review no futuro).

Informações no Wikipedia (em inglês).

Site oficial (em japonês).

Site oficial (do lançamento americano).

Informações adicionais sobre elenco(em inglês).



Nenhum comentário:

Postar um comentário