quinta-feira, 1 de março de 2012

Guardian Heroes (XBLA/Sega Saturn)




Por Senryu

Olá estou aqui novamente para escrever sobre um clássico do gênero beat-up que voltou recentemente na Live Arcade (e foi lançado semana passada na Live Brasil), saiu inicialmente para o falecido Saturn, teve poucas vendas mas mesmo assim foi um sucesso de critica e de publico.
Eu sei deve estar pensando, meu deus mais um port tosco vindo do passado, mas desta vez a Sega tomou muito cuidado, pois chamou o pessoal da Treasure que trabalhou originalmente com o jogo, o resultado disso um clássico retornando em boa forma na XBLA.
Sem mais delongas, vamos ao meu tradicional pró e contras para ajudar a você a se decidir se vale a pena ou não resgatar este clássico.

Foi bom
  • Não foi um simples copiar e colar como muitos portes que existem na live arcade, o jogo foi todo retrabalhado além de colocarem filtros novos para um visual HD, trabalharam na mecânica do jogo adicionando coisas novas como Burst (para quem joga games de luta sabe o que falo), novos atalhos para magias, comando simplificado de seu companheiro morto vivo, nova configuração de botão para se adaptar ao 360, simplificando foi uma lição de como se deve fazer um port.
  • Não gostou do visual novo, não tem problema, se quer jogar como era originalmente igualmente sem problemas pois num mudar de opções se tem o jogo igualzinho como estava no Saturn sem tirar ou por nada inclusive as artworks originais.
  • Um bom número de extras como artworks, a abertura original, os múltiplos finais do jogo, abrir personagens para o modo versus e além disso tem brindes para o avatar que se abre de graça jogando o jogo (uma camiseta, que abre abrindo 30 personagens para o versus, e um chapéu para o avatar, que se abre fazendo um placar igual ou superior a 360 no modo arcade).
  • O jogo manteve a escolha de caminhos que alteram tanto as fases que você vai quanto à estória do jogo (os múltiplos finais continuam).
  • Também manteve os elementos de RPG com isso você escolhe o melhor caminho para desenvolver seu personagem.
  • Dificuldade justa no normal, é o easy, bom vamos dizer que tem também uma dificuldade justa também.
  • Tem multiplayer tanto local quanto online, tanto faz cooperativo ou versus (inclusive o versus dá para 12 pessoas jogarem!!!).
  • O preço pelo que foi feito é bem justo (800 ms points).

Foi ruim

  • O hard é muito, mas muito difícil mesmo, o que torna a conquista de terminar o jogo no hard sem continues um dos maiores desafios das conquistas no 360 (e aviso que não funciona o truque do Saturn de deixar mais fácil o hard).
  • Foi bom terem aumentado o número de pessoas no versus mas isso tem seu lado bom e um lado muito ruim pois quando a câmera se afasta fica muito difícil localizar seu personagem no meio do caos (o que antes já era ruim ficou pior ainda).
  • Custava já que aumentaram o número de personagens do versus de 6 para 12, terem aumentado o número de jogadores da aventura principal de 2 para 4...(desde o Saturno sonhava em ver como seria com 4 aquele jogo mas meus sonhos não viraram realidade...).
Conclusão

É muito raro quando um clássico é portado para os consoles de alta definição, mais raro ainda quando ele é retrabalhado e melhorado, por isso dou a ele a nota 9, 8.
Guardian Herores era um jogo lendário para alguns é o retrabalho que teve para o 360 foi fantástico para quem gosta de beat-up é uma grande pedida, para quem gota de um jogo de ação também é uma boa pedida.

Links Úteis
Site oficial da Sega para Guardian Heroes (em inglês).
Guardian Heroes no Wikipedia (em inglês).

Trailer



Deseja o visual clássico com a jogabilidade clássica, nós podemos mudar.

Deseja mais gente no versus, nós podemos mudar.

Se deseja usufruir de todas as mudanças também podemos mudar!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário