sábado, 21 de maio de 2011

Blazblue Continuum Shift (1 e 2)




Por Senryu

Oi estou vivo ainda, realmente tenho que conciliar melhor meu tempo de estudo da faculdade, com o trabalho é com o Blog (mas a faculdade também precisa me ajudar, em situações como não atrasando os meus livros em 3 semanas ou as aulas on-line em 2 semanas).
Bom começando o assunto deste review vou falar de um jogo de luta bem diferente Blazblue; para quem está acostumado com Street Fighter, sentirá muita diferença em blazblue com seus combos mais complexos e estilo de luta mais acelerado (para quem conhece a série Guilty Gear, vai se sentir em casa).
Antes de começar meu tradicional prós e contras, eu vou falar das diferenças das versões de Blazblue Continuum Shift (1 e 2), basicamente tem o mesmo balanceamento dos personagens (via pach 1.03, que contém o balanceamento do Blazblue CS 2, mas sem o acréscimo da abertura nova e nem dos chalengers do Blazblue CS 2, patch este já disponível na Xbox live e brevemente na PSN, assim que a store voltar a funcionar), a diferença fica que no Blazblue CS 2 (arcade, PSP e Nintendo 3DS, sendo que estes dois últimos estão com o lançamento americano marcado para o dia 31/05) é o modo Abyss (uma espécie de survival com elementos de RPG) e a outra diferença é que os 3 personagens de DLC já vem habilitados (ou seja já vem com Makoto, Valkenhein e Platinum, mas não espere um story mode com eles pois isso não tem, mas não se preocupe eles aparecem como secundários no story).

Foi Bom
  • Um bom balanceamento que com o passar do tempo foi deixando os personagens cada vez mais nivelados entre si, fazendo que o diferencial seja a habilidade do jogador.
  • É bom ver o bom e velho 2d em Full HD(2d mesmo e não o 2,5d de Street Fighter 4 e Marvel Vs Capcom 3).
  • Uma grande variedade de cenários (não vai ver o mesmo cenário várias vezes jogando com os amigos).
  • A edição normal já é "luxuosa" por ter capa e contra capa, o que é algo raro.
  • Uma ótima trilha sonora, com músicas originais e bastante empolgantes.
  • Correção constante de bugs do jogo e patchs para melhorar o modo on-line ainda mais.
  • Uma grande variedade de estilos e personagens.
  • Os Chalengers do Blazblue CS 2 são bem mais fáceis e qualquer um pode fazer com um pouco de treino.
  • Tem muito o que se fazer, como ver complementos do story mode que tem nos Tips que explicam mais do mundo de Blazblue(além de ter uma parte só para contar a estória do Calamity Triger). tem os Chalengers, tem o modo Legion que é desafiador e no Blazblue CS 2 ainda tem o Abyss que é survival que te leva a pensar bem durante o progresso dele.
  • Os patch de sistema são gratuitos.
  • Um ótimo Story mode com várias opções de caminho (a rota true ending no qual o final de cada personagem é ligado a estória levando a uma experiência muito boa na qual você sente que todos os personagens estão incluídos, o gag reel que é um final zuado e um bad ending), se quiser saber os caminhos fica a dica aqui.
  • Um dos melhores on-line no campo dos jogos de luta com pouco lags (devido ao jogo ter um sistema que "iguala" a velocidade de conexão) e várias opções de criar a sua sala.
Foi ruim
  • A grande demora para corrigir bugs (um exemplo para corrigirem os bugs dos troféus do Valkenhein demoram uns 5 meses para lançarem o patch).
  • Não espere grandes gráficos das versões do PSP e 3DS, a definição de imagem foi bem reduzida para esses consoles.
  • O on-line é bom mas a possibilidade de enfrentar a mesma pessoa várias vezes no ranked match é muito grande.
  • Apesar de ter algumas animações no story mode elas são muito poucas para o tamanho da estória(pode ser uma reclamação boba, mas seu concorrente Street Fighter 4 tinha uma animação no começo e no final do story mode de cada personagem, mas Blazblue CS só tem 11 animações curtíssimas e uma longa ).
  • Os Chalengers são voltados para jogadores hardcore, então terminar todos exige muita dedicação a todos os personagens, coisa que pouca gente faz hoje em dia (e no controle do 360 se torna uma tarefa Hercúlea).
  • O preço dos DLCs é meio salgado cada personagem extra custa 560 ms points ou entre uns 15 ou 20 dólares na PSN se não me engano.
  • Não procure por novidades ou mais conteúdo no site americano da Ark System...(neste quesito vai ficar órfão de pai e mãe, é muito mais fácil achar novidade nas comunidades do jogo, tanto facebook, quanto orkut ou se souber japonês no site oficial).
  • Eles lembram de lançar o DLC do Valkenhein na live Brasil, mas se esqueceram dos patchs de sistema e dos DLCs da Platinum e da Makoto, para quem tem live brasil pode ser um problema.
  • O último patch(1.03) é meio pesado é de 750mb e se somarmos o DLC da Platinum são mais 740 mb totalizando uns meros 1 gb e 400 mb, então se prepara que pode demorar um pouco.
  • Tem de longe um dos manuais mais vagabundos que já vi, são meras 5 páginas e ainda por cima em preto e branco...(basicamente as explicações de sistema de jogo e outros por menores do mesmo estão dentro do jogo no modo tutorial; nem têm no manual o comand list, o que torna meio chato ficar apertando start e vendo comand list toda hora que se esquece de algum comando...).
Conclusão

Para quem já está cansado dos mesmos jogos de luta e quer um jogo bem diferente, Blazblue Continuum Shift é uma ótima opção, eu dou a nota de 9,0 a ele.
Blazblue CS é realmente um jogo bem diferente dos Street Fighter da vida e com a vantagem de os upgrates e balanceamentos virem em patch e DLC (e não em disco, nê dona Capcom), uma excelente opção como jogo de luta, para quem quer um jogo bem diferente e também para bater uns contras com amigos tanto off-line quanto on-line é também uma boa escolha.

Links Utéis
Site oficial da Arc System Works (em inglês, mas aviso logo tem mais é informações corporativas de que dos jogos..)
Site oficial de Blazblue (em inglês, na verdade é o site europeu com algumas informações)
Site oficial de Blazblue Continuum Shift (em Japonês, este com bastante informações)
Blazblue Continuum Shift no Wikipédia (em inglês)


Abertura de Blazblue Continuum Shift 2 (a qual você não verá no PS3 e no 360, pois os produtores acharam que ficaria muito pesado o patch, como se 1 giga e 400 mega já não fosse...)


Isso sim são gráficos 2d em alta definição.

O que estudantes num jogo de luta!?...calma que é só um flashback...

Vai ver de tudo neste jogo desde mulheres lutando com muita pouca roupa, passando por gomas e mordomos e até uma garota mágica!?

2 comentários:

  1. opa mulheres com pouca roupa (>_<) to dentro

    belo prewien pena que eu tenho um medo tremendo de jogar jogos de luta no meu psp

    ResponderExcluir
  2. Sou fã da serie guilty gear, e esse virei mais fã ainda.
    esse é o game que sempre quiz que viesse 2d em (ultimamente todo mundo vem com esse cliche de Ha! Versao hd!!)acho uma clicherisse ficar falando assim, isso é uma versao em alta resolucao de imagem, é otimo um 2d tão caprichado e cheio de detalhes.

    ResponderExcluir