terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Gundam 00(movie)A wakening of the Trailblazer




Por Senryu

Bom meu primeiro review de 2011(meio atrasado por conta de dois problemas chamados: problemas por causa de uma queda de luz que queimou algumas coisas na minha casa e uma tradução decente do filme de gundam 00).
Agora vamos ao que interessa o review do filme de gundam 00, antes de mais nada vou esclarecer algumas coisas, o filme de 00 vem "finalizar com a série" (entre aspas pois o filme deixa muito espaço para a Bandai seguir em frente com a era AD, tanto a frente no tempo, quanto ao destino dos personagens secundários, é a Bandai como sempre deixando um espaço, nem que seja mínimo com o fim de ainda faturar alguma coisa a mais com a franquia) é o filme (para já alertar quem acompanha a franquia gundam é não é marinheiro de primeira viagem) vem com alguns pioneirismos como: é o primeiro gundam cuja a ameaça não é o próprio homem mas sim seres extraterrestres (os ELS), temos o primeiro MS (mobile suit) com "IA"(se for considerar a relação Setsuna e Tieria no 00 QUAN[T] ou 00 Quantum se preferir a versão oficial USA, que pra mim ficou esquisito), é um dos poucos filmes que falam de lutas com ETs que a carta na manga da humanidade, não é um plano miraculoso e nem uma super arma de destruição(e nem torturar ETs com música, vide Macross).
Agora vou deixando mais um aviso se quiser ver o filme sem ter visto a S1 ou a S2, vai ter alguns problemas para compreender uma coisinha ou outra do que ocorre pois o filme foi feito visando quem viu a série.
Bom vou iniciar o meu mais que tradicional prós e contras, para ajudar a vocês a decidirem se vale a pena ou não ver este filme.

Foi bom
  • A animação é no mesmo nível da série(ou seja mantém ótimo o nível, sem ter quedas de animação nas cenas, coisa que a S2 teve).
  • As músicas são boas (apesar que as músicas de fundo na maioria serem remix de músicas da série, mas as canções originais compensam).
  • "A auto crítica" feita logo no início do filme (no filme Celestial Being dá para notar várias coisas a começar pela homenagem aos gundams antigos fazendo Axis base da Cataron..., também se nota uma admissão que Alerandro Corner tava mais para vilão de filme Hollywoodiano, e dos exageros que transformavam 00 quase num anime de super robots), quem viu a série se diverte bem com as críticas(bom pelo menos eu que vi e avaliei as duas temporadas me diverti com isso).
  • Se quer ver um filme de ação, vou dizer que está no lugar certo, pois vai muita ação desenfreada no filme(lembra muito o estilo de ação da franquia Seed, muita pancadaria e poucas cenas de dialogo).
  • Os novos MS cumpriram bem seu papel(dá pra incluir o 00 QUAN[T] pois afinal o principal objetivo dele não era ser uma arma, mas sim de ser objeto de comunicação).
  • O Soul Braves e Graham(este voltando a lembrar seus tempos de S1) roubam um tequinho do filme para eles.
  • Os Sacrifícios do filme não são inúteis (a "morte" de Tieria, e as mortes de Andrei e Graham são algumas das cenas mais emocionantes do filme.
  • O roteiro cumpre bem seu objetivo(que é passar a lição que a verdadeira paz só pode ser obtida através dos diálogos, coisa que começou a ser rascunhada no fim da S2), apesar do porém do fim do filme ser muito corrido.
O que foi ruim
  • Os fan service com mobile suit, não se encaixaram muito bem na estória(tá bom que o Flag vai lá, afinal o Setsuna "devia" uma exibição com MS defasado, é o Flag e um dos MS mais bonitos de toda a franquia, mas o Dynames repair foi totalmente sem sentido, afinal se queriam esconder os gundams do mundo para não causar alvoroço, então por que usar um gundam para resgatar Allejuah e Soma?).
  • Descartes Shaman se esperava mais dele no filme por causa dos trailers, mas no fim só foi "o outro lado da moeda" do Setsuna(enquanto Setsuna tentou resolver o conflito com diálogo, o Shaman por outro lado era a representação da força e no fim teve um fim realista para quem procura resolver assim contra algo muito mais forte).
  • O design dos ELS foi feito com o propósito de fazer algo bem diferente (ou seja para passar bem longe de macross), mas foi esquisito verem eles enfrentarem um monte de pregos, garafas e imitações de MS e cruzadores).
  • O final é absurdamente corrido, fica difícil de compreende-lo (para eu entender bem precisei de uma combinação maior que Veda+ inoveitor + Twin drive; brincadeirinha mas precisei ver o filme 2 vezes, sendo a segunda com uma legenda decente, para entender o flashback dos ELS e compreender que o planeta natal deles ainda não tinha sido destruído, mas que estava ameaçado por uma supernova iminente).
  • Ainda falando fim do filme ficou meio que um tapa buraco a cena de flashback do Aiolia, mostrando a verdadeira intenção dele com o plano(no fim acabou sendo como é na realidade, não se seguiu ao pé da letra só se adaptou a intenção que ele tinha, pois ele esperava que os diálogos fossem entre a própria humanidade quando ela avançasse ao espaço e não ETs).
Conclusão

O filme encerra muito bem a série(só não digo com chave de ouro pois tem umas escorregadas), vou dar ao filme a nota 9,0.
Tem bastante ação, uma estória simples que funciona apesar dos pesares(bem clichê, mas com um desenvolvimento um pouco inovador), é uma mensagem bem forte, ou seja quem gostou da S2 tem tudo para gostar deste filme, mas fica novamente o aviso que vai encontrar várias coisas que vão causar estranheza em quem é acostumado com outras séries da franquia gundam.


Vai encontrar algumas homenagens(o que ser isto há tá Axis...)

Algumas coisas estranhas...(apesar de ter sentido quando ver o filme mas...uma flor gigante no espaço WTF!!!)

E Gudams lutando....

Nenhum comentário:

Postar um comentário