Por Senryu
Voltando à falar de animes, volto falando de um anime que passou meio despercebido.
Mas o que Persona Trinity Soul tem de diferente dos animes baseados em games; bom começa de ao invés de simplesmente adaptar pra TV o que tem no jogo(o que com raras exceções como Sengoku Basara dá certo), resolveram tomar um caminho alternativo; o de fazer uma estória original se baseando em elementos do jogo persona 3(como principais mais jovens, um foco mais adolescente - diferente dos persona 1 é 2 que tinham um foco mais adulto apesar do elenco adolescente -, a trama cheia de simbolismos, ou seja os elementos que ajudaram o jogo à fazer sucesso).
Agora se estes elementos vão agradar ou não à você, bom vou passar aos meus prós e contras pra lhes dar uma ajuda.
Foi bom
- O roteiro cheio de mistérios e com uma trama complexa é cheia de simbolismos, vai agradar em cheio quem gosta de uma trama a lá evangelion(pra quem prefere algo mais simples e com muita ação passe longe pois alguns episódios podem-se se dizer que são meio que pra trama andar pura é simplesmente - mas pra quem gosta de uma trama bem detalhada não vão chatear).
- Uma animação com um nível que permanece constantemente bom(coisa que o aniplex não conseguia antes daqui, vide Read or Die TV, quem viu no animax sabe o que falo; falo das constastes quedas do nível de animação que felizmente passaram longe daqui) .
- Uma boa trilha sonora, que foi bem aproveitada.
- A estória segue num bom ritmo até chegar ao final(onde derrapa um pouco pela pressa).
- O modo de lançamento da série nos USA é algo que deveria ser copiado por estas bandas(lançar um box com 13 episódios e em dois discos é uma ótima e econômica solução, só que muito pouco usada por estas bandas -por aqui só me lembro de Speed Racer usar algo parecido)
Dá pra passar
- Aparição de figuras conhecidas da série como Igor(que aparece bem rápido no primeiro episódio) e de Akihiko Sanada que faz umas participações especiais a partir da metade da série(pra quem jogou Persona 3 é meio que decepcionante, mas pra quem não jogou não faz muita diferença, aliás vale um aviso quem não jogou persona 3 e acha que precisa pra entender a série vai um aviso, não é muito necessário pois não tem muito relação um com o outro, mas se quiser se esclarecer alguns detalhes mais soltos pode jogar à vontade).
- O Shin começa meio que como o protagonista de sempre(o cara que caiu de para-quedas num grande problema e tem uma reação meio hesitante de sempre), tanto que nos primeiros episódios, seu irmão Ryo rouba um pouco o show, mas com o avançar da trama ele se desenvolve melhor é a coisa melhora.
- O ritmo é meio estranho pois começa centrando na família Kanzato(que se a longa por quase metade da série), depois vem o arco que centra no desenvolvimento dos amigos do Shin(que é bem curto) e por último o arco da baleia(que termina bem confuso).
Foi ruim
- O que a série tem de ruim se resume ao final que é cheio de plot twist( no melhor estilo Code Geass R2 com personagens mortos voltando do nada é tudo mais, apesar que em persona tudo tem uma explicação - fraca - mas tem sim).
Conclusões
Persona tomou um caminho corajoso e diferente(pois o normal é o copiar colar mau feito) das outras adaptações de anime, por optar em fazer algo original, só pegando os melhores elementos do jogo pra se basearem.
Vou dar a nota 8,5; pra quem gostou dos jogos(meu caso) ou gosta de evangelion vai agradar em cheio, mas quem prefere algo mais direto ou quer ver pancadaria pode desagradar um pouco(no seu caso tire um ponto da nota que vai ser mais justo).
Encerrando já vou avisando que o ritmo aqui vai ser meio devagar nos próximos tempos pois estou voltando pra faculdade, mas sempre que puder vou escrever alguma coisa por aqui.
Links Úteis
Persona Trinity Soul no Wikipédia(em inglês)
Site oficial da série de tv(em Japonês)
Site oficial da NIS americana(em inglês)
Site oficial da série de tv(em Japonês)
Site oficial da NIS americana(em inglês)
Abertura da série
Não é mais um protagonista "emo", tá bom o Jun é sim...
Nenhum comentário:
Postar um comentário