quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

Black Cat (série de TV)




Por Senryu

Voltando do carnaval(e ainda com meu pé quebrado)...., volto à escrever sobre animes, e escolho logo o que!? Black Cat(ou Gato Preto como se referiam na série, apesar de não mudarem o título por aqui!?)...Não que a série seja ruim, mas assisti-la inteira no Animax foi um verdadeiro exercício de sorte e de muita paciência(devido às 1 mudanças de dia + 4 mudanças de horário = a menor consideração pelo espectador ou o programador do canal não sabe o básico que é trabalhar na tv = hábito de horário), pra eu conseguir assistir inteiro devo agradecer a quem fabricou o SKY HDTV pois ele me salvou 3(das 4 mudanças) vezes de perder a série(sem puxar muito o saco mas quem programou o aparelho merece um abraço pois ele conseguiu gravar mesmo com as mudanças de horário e de dia).
Mas agora o que falar sobre Black Cat se for pra resumir em poucas palavras seria a conjunção entre boa ação(considere Black Cat como a fórmula B do Shounen pós Ken Akamatsu que é boa pancadaria somada à mulheres bonitas e muito bem desenhadas dando em cima do protagonista...; só que aqui consegue fazer umas diferenças pra fugir do lugar comum) + um bom argumento inicial(a do assassino profissional que deixa o ramo por causa de uma paixão que muda seu estilo de vida, apesar de ser argumento meio rodado foi muito bem executado aqui) + um belo traço (Kentaro Yabuki, junto com Kubo Tite e Ken Akamatsu são na minha opinião os melhores desenhista de mangá - de 2000 pra cá - atualmente no Japão pena que os 3 sofrem do mesmo problema = enrolam tanto nas suas estórias que chega um ponto que o nível delas cai assustadoramente e fica difícil de acompanhar alguns arcos de suas estórias; Negima e Bleach sofrem isto atualmente e quando To Love-ru sofreu também somado isto a problemas pessoais do autor acabou sendo tendo como resultado o cancelamento).
Agora vou ao meu clássico prós e contras pra lhe ajudar a decidir se vale a pena ou não ver esta série.
Foi bom
  • O estúdio Gonzo fez um belo trabalho com Black Cat melhorando ainda mais o traço(Que reflete bem a evolução do traço do Yabuki do começo do mangá com relação ao final).
  • Souberam fazer uma boa adaptação com relação a bagunça que é a estória no mangá e conseguiram encaixar tudo direitinho até o final(onde derrapam muito).
  • Boas escolhas na trilha sonora, encaixando as músicas na hora certa dão um toque especial em alguns momentos na série.
  • Train é um bom protagonista (apesar de ser naquele estilo de sempre dos Shounens, o cara despreocupado diante dos grandes perigos), ele consegue fugir bem do estilo de protagonista deste tipo de estória(o tapado).
  • Um bom elenco secundário que se destacam Eve, Sven, Rinslet e Jenos.
  • Humor que surge na hora certa pra quebrar o clima de dramalhão na hora exata.
  • Muita ação muito bem animada.
  • Uma boa "versão" nacional(com algo raro ultimamente...boa escolhas nas vozes que se encaixaram bem nos personagens).
O que foi ruim
  • O Animax sofre de sérios problemas esquizofrênicos (primeiro começou como o canal que só exibia anime, depois virou que só exibia animação, agora é um Boomerang da Sony com séries jovens que deram errado na Sony e que ganharam uma chance nova no Animax, tudo isto resultado das péssimas negociações de animes que sempre saiam muito caro pro canal, resultado este que ao invés de procurar associações pra baratear os custos e resolver os problemas, resolveram fazer o que já conheciam....resultado bom pra os negócios, péssimo pra audiência - onde já vimos isso antes...!? Há sim no Jetix - que foi vendido primeiro pra Saban e depois pra Disney - e no Boomerang é o resultado todos conhecemos = lucro no resultado econômico, por vender horários e reciclar séries de outros canais associados, mas com fuga de patrocinadores e dos pacotes mais básicos das "operadoras à cabo" devido a pouca audiência -).
  • Ainda sobre o Animax; não se dá pra acompanhar um programa se ele muda de dia sem aviso(detalhe das propagandas informando o HORÁRIO ERRADO NA MAIOR CARA DE PAU!!!!!)e ainda somado à trocar de horário como troca-se de roupa!!!!!!
  • Não vou mentir a série até consegue arrumar boa parte da bagunça do mangá, mas o final da série tem o pior pesadelo pra quem vê uma série na tv...terminar do nada, o último capítulo é corrido pra caramba(em síntese o último capítulo é a resolução dos cliffchalengers do penúltimo feitos num estalar dedos ,ao mesmo tempo em que mostra um por onde anda cada personagem).
  • Creed(o vilão da estória) vamos dizer de forma resumida que é uma versão bisexual do Sephiroth(de Final Fantay 7)..pode agradar alguns, mas vai desagradar outros...(pessoalmente me desagradou por boa parte do anime).
  • Se procura por originalidade aqui não é o lugar certo(vai encontrar o de sempre com ligeiras mudanças como: a mocinha em perigo - mas sabe se defender -, o harém dando encima do principal - mas ele não liga muito , e não é um banana -, muita pancadaria com pouco conteúdo).
Conclusão

Black Cat pode não ser a coisa mais original do mundo mas cumpre bem o seu recado; o humor e seu protagonista conseguem fazer a série ficar num lugar um pouco diferente deste "estilo" de Shounen.
Vou dar a ela a nota 7,5, pode não ser a melhor série de shounen do mundo, mas diverte e serve bem pra passar o tempo, não é algo que não se pode perder de maneira alguma, mas não chega a ser uma série descartável, vale à pena ver e ser divertir sem ligar muito pro enredo...traduzindo assista sem compromisso que pode até se divertir um pouco.

Links Utéis
Site Oficial de Black Cat(em Japonês)
Black Cat (ou o gato preto como usavam na série por estas bandas)no Wikipédia (em português)


Abertura de Black Cat.

Um duelo mortal sobre a luz do luar....

Tenta não ser mais um Shonen qualquer...

Nenhum comentário:

Postar um comentário