quarta-feira, 30 de março de 2011

Bakugan Nova Vestroia




Por Senryu

Oi não sou goku!, bom estou aqui novamente hoje para comentar a 2ª temporada de Bakugan, eu sinceramente não sei o motivo que me levou a assistir esta temporada, não sei se foi por querer entender por que isto faz sucesso aqui e lá fora, se foi por ser um dos poucos animes na tv brasileira ou só por vontade de poder zuar com esta coisa "trash"(acho mais que foi a última).
Para quem não lembra eu já avaliei a 1ª temporada de bakugan, mas o que será que mudou de lá para cá, bom muita coisa mudou para melhor(bom pior podia ficar, mas querem saber da pior parte, isto não é um elogio...), mais uma vez o que se salvou foi o marketing é o mascarado wanna be de gundam...
Vou direto aos meus prós e contras para que você decida se quer dar uma chance ou não para Bakugan.

Foi bom (Se não tivesse nada, ficaria a pergunta por que passa na tv?)
  • Quando se nota que uma série teve umas derrapadas o que se faz..., a solução pokémon, mantém o principal e muda o elenco de apoio, neste caso mantiveram o Dan é mais dois do elenco de apoio que eram menos ruins(no caso Maruchio e Chan)é o resto foi todo mudado.
  • Adicione uma boa campanha de marketing vendendo os produtos da série (esta sim bem feita, mas com o porém que na finalidade de poupar dinheiro a maioria dos que resolveram fazer produtos da franquia resolveram se aproveitaram da licença da 1ª temporada, uma das poucas que fizeram produtos da segunda temporda foi a Long Jump).
  • Ponha um mascarado com seus próprios planos, que por causa disto se destaca do resto da turma de vilões genéricos, cuja a identidade já se tem uma idéia já no capítulo 2 e pelo menos desta vez já revelam o "mistério" de quem é o mascarado no capítulo 12....
  • Pelo menos diminuíram a rotina lenta e burocrática antes das lutas.
Foi ruim (e mais uma vez vem a longa lista)
  • Os Vexus são tudo o que se pode ter de clichê com relação a vilão de anime, temos a fria guerreira da água, o vilão metido a maluco darkus, o honrado(!?) guerreiro da luz é o guerreiro ventus metido, sem contar o rei megalomaníaco que quer dominar o universo(já não vimos isto dezenas de vezes não), o príncipe almofadinha querendo a atenção do pai e sem contar o guerreiro sub-terra capacho do mascarado...
  • Não se preocupe achando que cortaram a abertura...eles reaproveitaram a música só mudaram o clipe, assim como mantiveram o mesmo encerramento(é a economia).
  • Adicione um novo elenco de apoio fraco que nós temos, a garota metida a durona, o inocente guerreiro da luz é o frio guerreiro darkus, traduzindo nada que se destaque.
  • Ponha também uma incrível falta de variedade de Bakugans(afinal tem que economizar em alguma coisa..), o mais incrível é que os vilões tem mais variedade de bakugans que os mocinhos..., mas afinal o que isso quer nos dizer, simples, vai ver os mesmos bakugans, fazendo os mesmo golpes por boa parte dos 52 episódios da série só com mudanças quando evoluem ao menos 1 vez para depois ver os mesmos golpes com uma nova cara = chato muito chato.
  • Junte na mistura por os bakugans mecânicos feitos em 3d lutando contra os orgânicos (feitos em 2d) e disto resulta em lutas a lá pokémon stadium (falando no pior sentido).
  • Ponha também lutas mal feitas (geralmente quando alguém perde num anime deste tipo se vê a pessoa seja herói ou vilão usando tudo o que tem, mas depois de ver as bolas de gude fazendo o mesmo a série quase toda, se tem a impressão que algumas lutas se desenvolvem ao prazer do roteirista, pois vemos heróis e vilões perdendo sem fazer nem metade do que faziam antes...).
  • Morrer é muito relativo nesta série (afinal mataram o Gus, isto foi dito com todas as letras durante a série e depois ele apareceu vivinho da silva com seu bakugan no fim da série, não duvido nada que algum dia resolvam do nada fazer um revival dos Vexus...).
  • Muitos momentos da série já se adivinhava o que ia ocorrer (como a série de derrotas quando os guerreiros voltaram pela primeira vez à terra ou a seção eliminação de vilões inúteis no fim da série).
  • O arco final da série foi basicamente o início de uma ponte para a 3ª temporada = enrolação...
  • Conte também com um serviço de tradução com vários erros como por exemplo: Não sabiam por boa parte da série como chamar o Chan(se usavam o Shun da versão japonesa ou Chan da versão americana, acabaram usando os dois...); frases sem sentido como: "Não tenha piedade Hélios, não se preocupe eu tenho piedade (!?) e isto é só uma amostra grátis dos erros.
  • A batalha final é uma cópia mal feita de gundam...(de novo, depois da cópia do domo na temporada 1, agora resolveram fazer a batalha final como uma guerra e por que não imitar uma série que fala sobre a guerra, então é só por uma arma de destruição em massa+robôs genéricos para os heróis espancarem e tiros para todos os lados = a uma imitação mau feita de uma batalha da franquia gundam).
  • E tem a cereja no bolo a poluição visual do Cartoon Network que não permitia ver direito os níveis....
Conclusão

Vou dar a nota 3,5, como disse antes muita coisa melhorou mas isto não é um elogio, a série sofre de quantidade de episódios excessiva, além de sofrer com o serviço porco de dublagem (afinal tinham que manter as vozes do estagiários da temporada 1 e para baratear ponha os estagiários fazendo o serviço de tradução), sinceramente bakugan só sobrevive por causa de uma carência de produções do mesmo gênero, falta de animes em geral e por causa do bom marketing.
Fica uma curiosidade para encerrar, a 3ª temporada, Gundaliam Invaders(por que este nome me lembra gundam por que será...), vai estrear semana que vem no Cartoon Network se servir de consolo é a temporada mais curta com 39 episódios(e mais uma vez vamos estar vendo na frente dos japoneses que ainda estão vendo nova vestroia), mas fica a "má notícia", nos Estados Unidos a 4ª temporada acabou de estrear.

Trailer (na verdade é abertura que é reciclada...)


Links Úteis
Site oficial de Bakugan Nova Vestroia (em Japonês)
Bakugan nova vestroia no wikipédia (em português com algumas boas curiosidades)


Os guerreiros todos juntos.

Níveis de força isto existe!!!

Como não podia deixar de ser compre, compre......

Um comentário:

  1. o mais comedia é saber que os japoneses que produzem isso, ja vai estrear a 4 temporada e eles (os japoneses) ainda nem viram a segunda temporada.

    ResponderExcluir