sábado, 26 de maio de 2012

Sonic CD (PC/Xbox 360/PS3/ telefones/Ipad/Iphone)




Por Senryu

Oi desculpem minha falta de pontualidade mas estou enfrentando sérios problemas com uma loja de móveis que está custando meu tempo e minha saúde (meu tempo por que depois de 6 meses feito o pedido para dois móveis para minha casa, para melhorar a bagunça que ela está e eles resolvem finalmente me entregar os móveis só que com um detalhe, sem montá-los, agora estou com um monte de madeira aqui pegando poeira; que sou alérgico e me rendendo uma belas crises de alergia, além de um aumento da conta telefônica por que a fábrica fica no Sul).
Bom sem mais delongas vamos ao assunto deste post Sonic CD (que para mim foi o auge do Sonic em 2d), lançado para o Sega CD (para quem não foi um acessório para o mega drive que o permitia ler e rodar CDs, foi mais uma das burradas da Sega comercialmente, você defina melhor o tamanho do erro só com dois dados; vender um console que precisa de outro console ou o fato que menos de 6 meses depois do lançamento do Sega CD o Saturno era lançado) foi um dos jogos do ouriço mais falados mas menos vistos por aí até seu lançamento para PC e depois mais recentemente nas redes on line do 360 e PS3 (assim como em várias outras plataformas).
Vou por um pró e contras como sempre para ver se vale a pena à compra deste jogo do ouriço ou se é mais um jogos do sonic cycle.

Foi bom
  • Um dos melhores jogos de Sonic na era mega drive, trazido de volta e com algumas melhorias, não podia ser melhor.
  • Dificuldade na medida certa (ele é um jogo fácil se quiser só termina-lo, mas se quiser fazer os extras que o próprio jogo tem, é os troféus; especialmente o troféu de passar pelo Metal Sonic sem ser atingido, aí que a dificuldade aumenta e torna o jogo bem desafiador).
  • Adição de Tails dá um gameplay diferente ao jogo (mas já aviso que não tem final diferente e que o Tails só habilita após terminar uma vez o jogo).
  • Um bom número de extras que te prendem por um tempo adicional como time atack, pegar todas as esmeraldas, entre outros extras.
  • A trilha sonora tanto a japonesa quanto a americana são muito boas, vai de uma questão de gosto, mas não se preocupe o jogo nas versões da Live e PSN permite que você use as duas (podendo sempre mudar nas opções).
  • Preço bem justo custa 400 ms points (inclusive está na Live Brasil) ou por volta de 4 dólares na PSN.
Foi ruim
  • Não espere por grandes gráficos, apesar da adição do spindash que ajuda muito, graficamente é o mesmo jogo de 1993 (por um lado é muito boa a fidelidade, mas por outro quem esperava gráficos atualizados já dou um aviso esqueça).
  • Tem um dos poucos defeitos dos jogos de Sonic de mega que aqui fica um pouco mais grave, é um jogo curto se for direto do inicio ao fim em umas uma hora e meia a 2 duas você termina o jogo, agora se for fazer os extras aí adicione mais umas 5 horas na conta.
  • Existe um bug na versão 360 (ou foi retirado da versão final não se sabe) que não libera um tema para o 360 de maneira alguma (na PSN o problema não existe é só fazer o final bom que libera um tema, no 360 fiz 100% de tudo o que se tinha que fazer no jogo e não liberou nada).
Conclusão

O retorno de um clássico e ainda com melhorias, não podia deixar de ser melhor dou a ele a nota 9, 5; como é bom relembrar os velhos tempos do mega drive (e sem ter que usar emulador:), traz boas lembranças de um tempo em que os jogos de Sonic tinham como prioridade a diversão e não rapidez de produção para faturar em cima o que nos levou ultimamente ao sonic cycle.
Quer um jogo com diversão rápida, Sonic CD é o jogo (especialmente nas plataformas móveis), quer conhecer o por que da fama do ouriço? (é um bom jogo para se começar, muito melhor que os Sonic episódios 1 e 2) ou simplesmente quer um jogo de plataforma diferente (Sonic Cd se encaixa como numa luva especialmente nas plataformas móveis).

Vídeos

Teaser trailer

Sonic boom (não, não é o golpe do Guile...)

Links Úteis
Site oficial da Sega para Sonic CD (em inglês)
Sonic CD no wikipédia (em português)

Bons tempos de quando anunciavam um novo personagem não irritava a gente!!!

As fases bónus que faziam os primeiros ensaios com o 3d.

Como falei não espere por gráficos de primeira, mas o mais importante ainda está lá a diversão.