quarta-feira, 30 de março de 2011

Lançamentos de Abril (jogos)

Bakugan Nova Vestroia




Por Senryu

Oi não sou goku!, bom estou aqui novamente hoje para comentar a 2ª temporada de Bakugan, eu sinceramente não sei o motivo que me levou a assistir esta temporada, não sei se foi por querer entender por que isto faz sucesso aqui e lá fora, se foi por ser um dos poucos animes na tv brasileira ou só por vontade de poder zuar com esta coisa "trash"(acho mais que foi a última).
Para quem não lembra eu já avaliei a 1ª temporada de bakugan, mas o que será que mudou de lá para cá, bom muita coisa mudou para melhor(bom pior podia ficar, mas querem saber da pior parte, isto não é um elogio...), mais uma vez o que se salvou foi o marketing é o mascarado wanna be de gundam...
Vou direto aos meus prós e contras para que você decida se quer dar uma chance ou não para Bakugan.

Foi bom (Se não tivesse nada, ficaria a pergunta por que passa na tv?)
  • Quando se nota que uma série teve umas derrapadas o que se faz..., a solução pokémon, mantém o principal e muda o elenco de apoio, neste caso mantiveram o Dan é mais dois do elenco de apoio que eram menos ruins(no caso Maruchio e Chan)é o resto foi todo mudado.
  • Adicione uma boa campanha de marketing vendendo os produtos da série (esta sim bem feita, mas com o porém que na finalidade de poupar dinheiro a maioria dos que resolveram fazer produtos da franquia resolveram se aproveitaram da licença da 1ª temporada, uma das poucas que fizeram produtos da segunda temporda foi a Long Jump).
  • Ponha um mascarado com seus próprios planos, que por causa disto se destaca do resto da turma de vilões genéricos, cuja a identidade já se tem uma idéia já no capítulo 2 e pelo menos desta vez já revelam o "mistério" de quem é o mascarado no capítulo 12....
  • Pelo menos diminuíram a rotina lenta e burocrática antes das lutas.
Foi ruim (e mais uma vez vem a longa lista)
  • Os Vexus são tudo o que se pode ter de clichê com relação a vilão de anime, temos a fria guerreira da água, o vilão metido a maluco darkus, o honrado(!?) guerreiro da luz é o guerreiro ventus metido, sem contar o rei megalomaníaco que quer dominar o universo(já não vimos isto dezenas de vezes não), o príncipe almofadinha querendo a atenção do pai e sem contar o guerreiro sub-terra capacho do mascarado...
  • Não se preocupe achando que cortaram a abertura...eles reaproveitaram a música só mudaram o clipe, assim como mantiveram o mesmo encerramento(é a economia).
  • Adicione um novo elenco de apoio fraco que nós temos, a garota metida a durona, o inocente guerreiro da luz é o frio guerreiro darkus, traduzindo nada que se destaque.
  • Ponha também uma incrível falta de variedade de Bakugans(afinal tem que economizar em alguma coisa..), o mais incrível é que os vilões tem mais variedade de bakugans que os mocinhos..., mas afinal o que isso quer nos dizer, simples, vai ver os mesmos bakugans, fazendo os mesmo golpes por boa parte dos 52 episódios da série só com mudanças quando evoluem ao menos 1 vez para depois ver os mesmos golpes com uma nova cara = chato muito chato.
  • Junte na mistura por os bakugans mecânicos feitos em 3d lutando contra os orgânicos (feitos em 2d) e disto resulta em lutas a lá pokémon stadium (falando no pior sentido).
  • Ponha também lutas mal feitas (geralmente quando alguém perde num anime deste tipo se vê a pessoa seja herói ou vilão usando tudo o que tem, mas depois de ver as bolas de gude fazendo o mesmo a série quase toda, se tem a impressão que algumas lutas se desenvolvem ao prazer do roteirista, pois vemos heróis e vilões perdendo sem fazer nem metade do que faziam antes...).
  • Morrer é muito relativo nesta série (afinal mataram o Gus, isto foi dito com todas as letras durante a série e depois ele apareceu vivinho da silva com seu bakugan no fim da série, não duvido nada que algum dia resolvam do nada fazer um revival dos Vexus...).
  • Muitos momentos da série já se adivinhava o que ia ocorrer (como a série de derrotas quando os guerreiros voltaram pela primeira vez à terra ou a seção eliminação de vilões inúteis no fim da série).
  • O arco final da série foi basicamente o início de uma ponte para a 3ª temporada = enrolação...
  • Conte também com um serviço de tradução com vários erros como por exemplo: Não sabiam por boa parte da série como chamar o Chan(se usavam o Shun da versão japonesa ou Chan da versão americana, acabaram usando os dois...); frases sem sentido como: "Não tenha piedade Hélios, não se preocupe eu tenho piedade (!?) e isto é só uma amostra grátis dos erros.
  • A batalha final é uma cópia mal feita de gundam...(de novo, depois da cópia do domo na temporada 1, agora resolveram fazer a batalha final como uma guerra e por que não imitar uma série que fala sobre a guerra, então é só por uma arma de destruição em massa+robôs genéricos para os heróis espancarem e tiros para todos os lados = a uma imitação mau feita de uma batalha da franquia gundam).
  • E tem a cereja no bolo a poluição visual do Cartoon Network que não permitia ver direito os níveis....
Conclusão

Vou dar a nota 3,5, como disse antes muita coisa melhorou mas isto não é um elogio, a série sofre de quantidade de episódios excessiva, além de sofrer com o serviço porco de dublagem (afinal tinham que manter as vozes do estagiários da temporada 1 e para baratear ponha os estagiários fazendo o serviço de tradução), sinceramente bakugan só sobrevive por causa de uma carência de produções do mesmo gênero, falta de animes em geral e por causa do bom marketing.
Fica uma curiosidade para encerrar, a 3ª temporada, Gundaliam Invaders(por que este nome me lembra gundam por que será...), vai estrear semana que vem no Cartoon Network se servir de consolo é a temporada mais curta com 39 episódios(e mais uma vez vamos estar vendo na frente dos japoneses que ainda estão vendo nova vestroia), mas fica a "má notícia", nos Estados Unidos a 4ª temporada acabou de estrear.

Trailer (na verdade é abertura que é reciclada...)


Links Úteis
Site oficial de Bakugan Nova Vestroia (em Japonês)
Bakugan nova vestroia no wikipédia (em português com algumas boas curiosidades)


Os guerreiros todos juntos.

Níveis de força isto existe!!!

Como não podia deixar de ser compre, compre......

Costume Quest




Por Senryu

Olá pessoal depois de um tempinho acertando as coisas na faculdade (basicamente perderam minha prova é estou tendo que estudar pra caramba, mas o lado bom é que adiantei os estudos para a segunda prova e vou fazer um double post hoje, pra compensar um pouco os atrasos).
Mas antes de começar a falar do assunto deste post vai umas notícias:
  • O cartoon vai esterar em 4 de abril sem muito alarde Dragon Ball Z Kai, no horário estranho de 12h(meio dia) e junto vai estrear Bakugan Gundalian Invaders ao 12h30(meio dia e meio), é só um aviso eles podem mudar de ultima hora como costumam fazer então é bom preparar a gravação sem grandes espectativas.
  • Sem nenhuma propaganda o animax (futuro Sony Spin, é isso mesmo em maio vão enterrar o nome de vez)estreou Nodame Cantabile, que até aqui está sendo a surpresa do ano em relação a animação na tv brasileira, vale a pena assistir para quem gosta de uma comédia, só o horário é meio ingrato 7h30(sete e meia da manhã)ou seja bem no horário que todo mundo sai pro trabalho ou para a escola..., mas não se preocupe tem reprise para zumbis as 3h(três horas da manhã), então quer um conselho prepare a gravação...
Agora voltando a programação normal vou falar um pouco deste RPG(gênero raro em jogos das redes on-line da microsoft e da sony); costume quest é um RPG de turno com uma conceito bem desenvolvido de que cada fantasia lhe dá um poder diferente, bom até aqui pode dizer nada muito diferente do que já se viu antes, mas a história que diverte tanto crianças quanto adultos, é o que te prende no jogo.
Vou me aprofundar nos prós e contras para demonstrar as qualidades e defeitos de costume quest e também de seu DLC "Grubbins on Ice" para que você possa analisar se vale a pena ou não comprar este jogo.

Foi bom
  • As fantasias dão variedade no gameplay e não tornam chato o combate(algumas são até bem engraçadas como a estátua da liberdade ou saco de batata frita).
  • Tem boas quests extras que ajudam a aumentar o tempo de jogo e também dão bons benefícios para o combate(algumas dão outras roupas, outras dão estampas que melhoram atributos).
  • Boas músicas apesar de serem sem muita variedade.
  • A dificuldade e bem nivelada (na verdade é uma curva crescente, o jogo começa fácil, no meio a dificuldade aumenta e no final fica bem difícil, eu pessoalmente achei uma curva boa dificuldade pois facilita o aprendizado do sistema de jogo).
  • Um estória atraente que diverte tanto crianças quanto adultos(bom tem que entender inglês para compreender algumas piadas).
  • Para os caçadores de troféus, as conquistas são relativamente fáceis (só digo que terá alguma dificuldade na conquista de encontrar as crianças escondidas).
  • Uso criativo das habilidades das roupas dentro e fora do combate (você vai acabar meio que obrigado à ir utilizando todas, mas isto é bom por não tornar nenhuma fantasia inútil; apesar que tem uma ou outra que você só vai utilizar uma vez ou outra.
  • O DLC Grubbins on Ice é uma boa adição; não é mais mais daqueles pacotes que só adicionam itens, personagem ou roupas ao jogo, ele vai além disso e te dá uma estória totalmente nova.
  • É um dos poucos jogos da xbox live que tem brinde para o avatar no jogo.
Foi ruim
  • Pra quem é acostumado com RPGs o jogo é muito curto se fizer tudo você gasta umas 10 horas de jogo.
  • Fica um aviso as roupas não tem muita variedade de skills, basicamente são um ataque é um "overdrive", traduzindo só tem dois ataques.
  • Para quem é acostumado a "fuçar" o cenário, não terá grandes dificuldades em encontrar os extras.
  • A falta de voz nos diálogos pode fazer falta para alguns.
  • Grubbins on Ice é tão curto quanto a aventura principal só vai adicionar mais umas 2 horas de aventura; isto quer dizer que só compre se gostou muito da aventura principal se não caso contrário pode se arrepender.
Conclusão

Costume quest é um bom jogo para se divertir e passar o tempo, não espere uma diversão muito longa pois para um RPG ele vai direto ao ponto sem muita enrolação, pode ser ruim para alguns e bom para outros; vou dar a ele a nota 7,5.
É um jogo que te prende com uma estória divertida, mas não posso negar que como muitos arcade ele é curto, também não posso negar que Halloween é um tema muito estrangeiro para nós brasileiros (apesar de alguns órgãos de imprensa, leia-se tv globo, tentarem nos empurrar garganta abaixo este feriado americano), mas apesar dos pesares se quer um joguinho bom para passar o tempo costume quest, vale a pena compra-lo em promoção(e esta semana está na promoção na xbox live).



Imagens do sistema de combate.

Veja a estátua da liberdade em ação....

Seja um pirata, um astronauta ou até mesmo um Yeti(ou abominável homem das neves se preferir no bom português).

sábado, 12 de março de 2011

Suzumiya Haruhi no Shoushitsu ( O Desaparecimento de Suzumiya Haruhi)




Por Senryu

Bom cá estou de volta depois de umas complicações na faculdade, mais exatamente matéria atrasada da faculdade e mudanças de método de avaliação(desculpem eu sei mais uma vez as minhas desculpas, mas acho educado é elegante dar os motivos de meus atrasos); bom vamos ao motivo deste review, o filme se Suzumiya Haruhi, será que salvou, será que afundou, será que vai dar mais um loop interminável....respostas neste post.
Bom falando sobre o filme posso adiantar algumas coisas antes de meus tradicionais prós e contras, se é fã da série de tv, você vai adorar este filme, se tem traumas, causados pela segunda temporada..., bom seres humanos aprendem com os erros (alguns deles...); e se for fazer uma síntese comparativa o filme lembra em muito à 1ª temporada do anime(os produtores fizeram questão de reforçar isto usando a música da 1ª abertura como "open" do filme).

Foi bom
  • A "introdução" do filme deu uma sensação de nostalgia (me fez lembrar muito a primeira temporada como: as maluquices porra loucas de Haruhi é o humor rápido), apesar de ser bem longo o "prólogo"(mais ou menos uns 30 minutos), ele acaba servindo bem ao propósito do filme.
  • O desenvolvimento dramático desta vez não é ruim e arrastado, a parte que o Kyon "perde o chão" com o sumiço de Suzumiya e suas consequências, é bem feita (pessoas traumatizadas pela 2ª temporada se acalmem, aqui o drama é bem executado ao contrário do ocorrido no passado).
  • O filme centra na Nagato Yuki principalmente (uma boa decisão pois é uma boa personagem que não tinha tido seu momento de destaque).
  • O filme consegue equilibrar bem o drama é o humor, mas vendo bem muito se deve a terem sido bastante fiéis à novel em que é baseado.
  • A qualidade da animação é maravilhosa.
  • Pode-se resumir que muitas da qualidades da 1ª temporada estão presentes no filme.
Foi ruim
  • A duração pode ser excessiva para alguns... (tem gente que não aguenta ver um filme de 1h e meia e já reclama, imagina um filme que beira as 3 horas de filme).
  • Quem adora o fator loucura pode estranhar o filme após o "prólogo" por usar mais o fator drama que a comédia.
  • Quem não é fã vai se perder em algumas referências diretas a episódios da série e também pode acabar achando que se alongam em algumas explicações.
Conclusão

Uma coisa fica bem clara ao terminar de ver o filme, este foi um filme feito para fãs da série de tv, não foi feito visando pescar novos fãs, não foi feito pro público geral e nem é um caça níquel se aproveitando do nome, foi feito de fã para fã.
O filme consegue tirar bastante o gosto amargo que a segunda temporada causou, vou dar a ele a nota 8,0; deu saudades dos bons momentos da 1ª temporada e ainda conseguiu surpreender por ter uma parte dramática boa, mas derrapa um pouco no quesito agilidade(vamos dizer que não chega a ser enfadonha a duração do filme, mas vamos ser sinceros e falar que tem situações que poderiam ter sido simplificadas sim, em nome de uma duração menor; Hollywood usa muito isso em seus filmes é até um recurso comum... afinal se fossem 100% fiéis ao Senhor dos Anéis por exemplo cada filme ia ter umas 6 horas...tá um pouco de exagero mas ia ter muito mais duração sim se fosse 100% fiel).

Trailer com legendas em inglês


Nagato Yuki com sentimentos!?

Retorno de uma personagem psicótica!?

Pensaram pelo título que iam se ver livres dela...